Em notícias recentes sobre os 20 anos do Linux, eu sempre me referi à data no plural, como neste exemplo, que começava assim: “Os aniversários de 20 anos do Linux ocorrerão no segundo semestre deste ano, e (…)”

Isso ocorre porque há anos o aniversário do mais popular entre os kernels livres geralmente é comemorado em 2 datas diferentes: 25/8 (data do anúncio inicial) e 5 de outubro (lançamento da versão 0.02, a primeira versão do Linux lançada publicamente).

Emulando a objetividade típica de quem não está muito acostumado com o software livre, um blogueiro da ZDNet (que tem longo histórico com o Linux, aliás) resolveu ir direto à fonte, e entrevistar Linus Torvalds sobre qual seria a data certa, na visão dele.

Mas Torvalds agiu como é seu hábito: além de afirmar que ambas as datas são válidas, ainda apontou mais duas: 17 de setembro (data da versão 0.01, que na época foi distribuída apenas a algumas pessoas próximas), ou 3 de julho (data do primeiro registro disponível de que ele já estava trabalhando no projeto).

Portanto, recomenda Linus, quem quiser se garantir vai precisar providenciar 4 bolos!

Mas a entrevista tem mais detalhes interessantes, incluindo qual o momento em que o criador do kernel percebeu que o projeto seria maior do que ele inicialmente imaginou, e quais os grandes marcos dos primeiros anos do Linux. (via zdnet.com)