A descrição do Gizmodo Brasil traz a preocupação de que a App Store do Android seja inundada por aplicativos do tipo “clique para miar”, mas também acrescenta alguns detalhes interessantes:

O Google revelou sua mais nova arma na guerra de smartphones: o Google App Inventor  para Android. Ele é uma ferramenta de criação de apps no formato arrastar-e-soltar, para ajudar quem não tem uma coleção de SDKs no computador  mas quer criar apps, jogos e mais.

O usuário pode construir apps personalizados unindo “blocos” predefinidos de código fornecidos pelo Google, que são reunidos para criar pequenos apps – bem parecido com ferramentas hoje disponíveis na Mobile Roadie e outros, só que de graça. A Nokia tem uma ferramenta parecida, o Ovi App Wizard, que transforma feeds RSS em apps. (via gizmodo.com.br)

Já o IDG Now tem alguns detalhes interessantes adicionais, e nada sobre apps de gatos:

A página do serviço diz que “para usar o App Inventor, você não precisa ser um desenvolvedor, já que ele não requer nenhum conhecimento de programação”. Os códigos do software são escritos pelo próprio Inventor, enquanto aos usuários são dadas as opções sobre o que incluir nos aplicativos.

O site do Inventor oferece várias sugestões na criação dos aplicativos, incluindo o uso de GPS nos smartphones para funções de localização, com o envio de SMSs para os amigos ou o desenvolvimento de ferramentas que tenham ligação com outros serviços, como o Twitter.

A chegada do App Inventor deve dar ao Android um braço a mais na disputa contra o iPhone, já que ele dá aos usuários a possibilidade de criar aplicativos conforme suas necessidades, o que não é tão fácil no caso do smartphone da Apple, cujo kit de desenvolvimento exige que a pessoa tenha certos conhecimentos de programação, além da necessidade de passar pela aprovação da Apple.  (via idgnow.uol.com.br)