Lembra do otimista anúncio da compra de 15.000 kits de 10 computadores cada com os quais o Ministério das Comunicações triplicaria o número de telecentros de acesso gratuito no país?

Eu lembro bem – foi anunciado no início de outubro, e depois não ouvi mais falar via imprensa. Mas hoje isso mudou, com a notícia de que o processo está parado, por conta não de um, mas de dois obstáculos:

  1. O Ministério cancelou a aquisição do mobiliário, por conta de “fraude documental” na licitação. Dizem que novo edital sairá em fevereiro.
  2. A Positivo, que ficou em segundo lugar na escolha dos micros, apresentou um recurso ao TCU, questionando alguns pontos da proposta da vencedora Digibrás.

Minha torcida é que o processo ande mais rápido do que o seu par na inclusão digital, que é o dos laptops para estudantes, há anos presente como uma intenção que não se realiza.

O IDG Now tem mais detalhes, e separei um trecho:

O pomo da discórdia é a licitação para a compra de 15 mil kits de aparelhos para os centros de acesso à internet mantidos pelo governo.

Alvo de polêmicas e disputas legais, uma licitação para a compra de 15 mil kits de equipamentos para telecentros está suspensa. O Ministério das Comunicações afirma ter cancelado a aquisição, prevista na licitação – que foi homologada em 30/12/2009 – de mobiliário destinado aos centros de acesso à internet mantidos pelo governo.

(…)  Paralelamente, uma outra parte da mesma licitação também está suspensa temporariamente. Ela diz respeito à compra de computadores e outros aparelhos multimídia.(…) (via idgnow.uol.com.br)