O Christiano avisou que o post abaixo, reproduzido do seu blog, é em resposta ao artigo Campus Party: E o software livre?”, da semana passada, que repercutia a matéria do Estadão sobre ativistas da inclusão digital questionando a ausência de iniciativas visíveis de software livre por lá.

Como bem lembrou o Christiano, a ausência não foi completa: houve até mesmo um install fest que chegou a mais de 30 máquinas, além de várias outras formas de participação de voluntários da comunidade.

Enviado por Christiano (christianoΘubuntu-sp·org):

“Bom galera ainda em tempo vamos fazer alguns relatos e convido aos meus amigos para dar uma força com outros posts. Estive lendo em alguns sites que o software livre não estava forte este ano na Campus Party 2010.

Vamos levantar algumas coisas: Este ano conseguimos agregar na grade de software livre, todos os temas de palco que tinha na CP. O Time Regional do Ubuntu São Paulo fez um ótimo trabalho em todos os dias do evento e vindo palestrar pelo menos umas 5 palestras na Campus Party, estas palestras ministradas por integrantes do Time. Nossos bravos e loucos amigos encabeçados pelo Mestre Kretcheu, fizeram um show de install fest que começou efetivamente na quinta-feira e apenas terminou no domingo fim de feira. Nosso atual coordenador Kemel Zaidan, participou de uma palestra com o Ean Schuessler o qual convidou o mesmo para participar.

Nossos bravos amigos TKS, RODOLFO, MIRIAM fizeram um show nas filmagens do palco de software livre. Até eu mesmo sem ter muito tempo para dar toda atenção que todos queriam consegui instalar pelo menos uns 5 ou mais notebooks, além de dar suporte em algumas questões Gnu/Linux. Enfim nós não precisamos mais ficar gritando para os quatro vento – OLHA ESTAMOS AQUI, VENHA PARA O SOFTWARE LIVRE. Foi o tempo todos nos temos o livre arbítrio, temos o direito de usar algo privativo ou algo que o limite daquela ferramenta somos nós mesmos.

Se vocês queriam mesmo ver algo de software livre mesmo era só chegar no nosso espaço estávamos lá.

Para finalizar nosso install fest chegou a mais de 30 máquinas com certeza e convido aos amigos que participaram desta saga Campuseira a relatar mais coisas.” [referência: ubuntu-sp.org]