Tiago (usuário não registrado) em 7/06/2010 às 8:48 am

Esse sempre foi o prazo que eu dou para o reinado do iPhone acabar. Se eu estiver certo, eu tenho apenas 5 anos de lucro.
Mas acredito que entre ter a liderança de aparelhos e a liderança de vendas de software existe ainda uma distância. É que se o Google não rever a forma de distribuição de software, o reinado do iPhone vai durar mais.
Por outro lado, está o fato da Apple sempre olhar só para o seu umbigo. Isso é ruim. Se de fato o Flash tem problemas, acredito que nada como uma boa negociação com a Adobe para impor limites à tecnologia, porém deixá-la executár nos seus dispositívos.
A Apple já cometeu esse erro uma vez. Em 1983, lançou o Lisa, e 1984, o seu filho, o Macintosh. Sim, a Apple lançou um Sistema Operacional baseado em Janelas e interface gráfica 12 anos antes da Microsoft. E Detalhe, os primeiros Gnomes tb eram muito mais parecidos com a versão do Macintosh de 1984 do que com os Mac OS X. Mas voltando, na época, a Apple fechou em demasia o Hardware-Software e levou uma rasteira da Microsoft: mesmo com um produto muitas vezes superior, ela perdeu mercado a ponto de quase fechar as portas.
Hoje ela está cometendo o mesmíssimo erro com o iPhone. Talvez na versão 5 do OS ela melhore isso.
Bom, de qualquer maneira, está nas mãos da Apple e do Google esse mercado. Um, basta ser mais flexível, e outro, mais organizado.

Sem falar que, como o iPhone OS é um Unix, assim como o Android, ambos poderiam teoricamente, se interagir. Mas agora é pedir demais, né!

Riser (usuário não registrado) em 7/06/2010 às 8:55 am

@Tiago

Unix-like, na verdade.

Milton Maldonado Jr. (usuário não registrado) em 7/06/2010 às 9:19 am

E enquanto o Android Market não funcionar plenamente em vários países, o crescimento da plataforma vai ficar abaixo do seu total potencial. A Motorola já percebeu isso e está criando sua própria loja online de aplicativos, a shop4apps.

Não ficarei surpreso se mais fabricantes de smartphones seguirem essa ideia. Torço por isso. Quanto mais canais, melhores tenderão a ser os produtos, e mais baratos.

Aí sim, o iPhone e seu único canal de diatribuição vão começar a balançar. A conferir.

Um abraço.

Ezequiel (usuário não registrado) em 7/06/2010 às 10:08 am

@Tiago:

Eu acho que a Google não está ditando sozinha as regras em relação ao Android. Existem mais de 70 empresas na Open Handset Alliance:
http://www.openhandsetalliance.com/
Então são mais de 70 empresas dando força para o robozinho contra uma da maça com o seu ÚNICO aparelho (falta de escolha) e SO.

Tiago (usuário não registrado) em 7/06/2010 às 10:59 am

@Ezequiel
Mas o Google é, digamos assim, o gerente!

Fellype (usuário não registrado) em 7/06/2010 às 1:00 pm

Então 2015 será o ano do Linux nos smartphones… hehehehe

Não entendo muito este negócio de dominar o mercado, mas, só pra ser um pouco chato, acho que pra poder dizer que o Linux vai dominar o mercado (de smartphones) a expectativa de uso em tais aparelhos em 2015 deveria ser de pelo menos 50%. Com este número de 33%, pode-se dizer apenas que o Linux será o SO com maior participação no mercado de smartphones.

Flávio (usuário não registrado) em 7/06/2010 às 1:50 pm

Tenho lido várias notícias criticando a Apple e o Jobs, pedindo por recursos como tv digital no iPhone, etc.

O que as pessoas ainda não perceberam é a popularidade dos produtos da Apple é justamente devido à sua “não popularidade”, as pessoas compram os produtos da Apple justamente para se sentirem exclusivas e especiais. Esse é o objetivo da Apple e se mudar essa abordagem não será mais a Apple!
Nunca tive nenhum equipamento da Apple mas admiro a personalidade do Jobs.
Vida longa à Apple, ao Linux e à Microsoft! Afinal, todos tiveram e ainda tem uma importância muito grande na Tecnologia como a conhecemos hoje.

Marcelo (usuário não registrado) em 7/06/2010 às 1:54 pm

Pra ser bem chato 50% + 1. :)

bill (usuário não registrado) em 7/06/2010 às 8:24 pm

alguem REALMENTE acredita em previsões de mercado para daqui a CINCO anos? Peloamor, não sejam TÃO ingenuos…

@TIAGO cara, é meio OBVIO que o iphone vai tar obsoleto daqui a cinco anos. Mas sera que a apple vai ficar olhando o seu primeiro lugar absoluto ir embora sem fazer nada?

bill (usuário não registrado) em 7/06/2010 às 8:27 pm

dei risada quando li a noticia…
“o ano do linux sera daqui a cinco anos”
hehehe tambem apelando pro meego+android+ qualquer outra micro distro que LEMBRE o unix kernel… é facil conseguir 30%

pimentel (usuário não registrado) em 11/06/2010 às 11:10 am

Eu já não achei nada engraçado já que não tenho deficiência mental pra sair rindo de qualquer coisa.

Mas está na cara que o caminho do pinguim está nos dispositivos móveis,como Smartphones,Tablets,netbooks,isso vai acontecer naturalmente,nem precisaria ter bola de cristal ou dar uma de “mãe Diná” para deduzir isso.

pimentel (usuário não registrado) em 11/06/2010 às 11:26 am

Lembrando ainda que mundialmente o desktop está aos poucos deixando de ser o principal meio para acesso à internet,especialistas do setor dizem que o desktop não deixará de existir tão cedo,mas certamente deixará de ser o principal meio de acesso à internet.

Seria uma situação semelhante ao que acontece hoje com o telefone fixo,o telefone fixo já foi (pasmem!!!) sonho de consumo no passado,hoje o fixo está aí,restrito e “meio” esquecido num cantinho da casa, praticamente jogado às traças porque as pessoas só usam celular pra tudo.

Num futuro não muito distante,tablets,netbooks e Smartphones serão os protagonistas e deixarão os desktops para trás,comendo poeira.

pimentel (usuário não registrado) em 11/06/2010 às 11:30 am

Lembrando ainda que mundialmente o desktop está aos poucos deixando de ser o principal meio para acesso à internet,especialistas do setor dizem que o desktop não deixará de existir tão cedo,mas certamente deixará de ser o principal meio de acesso à internet.

Seria uma situação semelhante ao que acontece hoje com o telefone fixo,o telefone fixo já foi (pasmem!!!) sonho de consumo no passado,hoje o fixo está aí,restrito e esquecido num cantinho da casa, praticamente jogado às traças porque as pessoas só usam celular pra tudo.

Num futuro não muito distante,tablets,netbooks e smartphones serão os protagonistas e deixarão os desktops para trás,comendo poeira.