Trecho da nota no IDGNow:

Segundo a Gartner, plataforma da Google foi a mais comercializada no 2º trimestre e deverá manter o primeiro posto por um bom tempo.

Os smartphones com o sistema operacional Android foram os mais vendidos nos Estados Unidos no 2º trimestre deste ano, ultrapassando os celulares da plataforma BlackBerry, líder no trimestre anterior. O iOS, que equipa o iPhone, se manteve na terceira colocação. Os dados foram revelados na semana passada, pelo instituto de pesquisa Gartner.

(…) A distância para o vice-líder, o sistema da Research in Motion (RIM), no entanto, foi bem pequena. Entre o começo de abril e o fim de julho, foram comercializados 4,96 milhões de dispositivos com Android, ante 4,84 milhões de BlackBerrys. O iPhone está distante deste primeiro pelotão, com 3,22 milhões de unidades vendidas.

As outras plataformas para smartphone, de acordo com os números do primeiro trimestre, estão relegadas a um segundo plano no mercado americano. A Microsoft, com seu Windows Mobile, foi responsável pela venda de 662 mil dispositivos, pouco mais de um quinto do iPhone, enquanto o Symbian, da Nokia, estava em 420 mil aparelhos. Outros sistemas ficaram com 434 mil. (via idgnow.uol.com.br)