O QNX é velho conhecido de muitos profissionais da área e também de quem acompanha com interesse a cena dos sistemas operacionais, e talvez tenha sido alvo da curiosidade de alguns de vocês pelo que ele foi incorporando ao longo de seu ciclo, como a compatibilidade com POSIX e o modelo de código exposto (mas não aberto) que adotou há alguns anos.

Por esta razão, atraiu minha atenção a notícia da aquisição (em andamento) pela RIM, que pretende usá-lo, obviamente, em seus smartphones, mas também na área do tal “infotenimento” em veículos.

Aliás, você sabia que o QNX anda muito bem no mercado do “infotenimento” automotivo? Segundo a notícia, ele está hoje licenciado para 17 milhões de veículos, em mais de 200 modelos da Acura, Audi, BMW, Cadillac, Chevrolet, Chrysler, Dodge, Fiat, Ford, GMC, Infiniti, Honda, Hyundai, Jaguar, Jeep, Land Rover, Mazda, Mercedes, Mitsubishi, Nissan, Toyota e Volkswagen.

Interessante perceber que a RIM, mesmo podendo aderir aos consórcios de empresas adotando sistemas baseados em código aberto, como fizeram várias de suas concorrentes, preferiu a diferenciação e a exclusividade de um sistema só dela. Creio que logo veremos onde isso a levará. (via osnews.com)