Júlio Neto (usuário não registrado) em 21/01/2010 às 2:18 pm

Design Gráfico usando Software Livre

Computação Gráfica é outra coisa: http://pt.wikipedia.org/wiki/Computa%C3%A7%C3%A3o_gr%C3%A1fica

devnull (usuário não registrado) em 21/01/2010 às 2:43 pm

Esse papo de Design Gráfico versus Computação Gráfica parece ser uma mera pasqualice…

Marcos Maza (usuário não registrado) em 21/01/2010 às 4:07 pm

O cara ta querendo fundar uma escola e não sabe nem escrever, esta escola deve ser uma beleza.

[]s

Carlos Eduardo (usuário não registrado) em 21/01/2010 às 4:25 pm

Pessoal se ele se prendesse apenas a produção gráfica, ou seja Inkscape e Gimp ou até mesmo Scribus tudo bem, poderíamos dizer que é uma escola de Design Gráfico, mas no leque de cursos tem Blender, que trabalha com 3D, edição de vídeo e motor de jogos, ou seja cai no conceito do link dado pelo Júlio Neto, vejam a introdução do Wikipedia “A computação gráfica é a área da computação destinada à geração de imagens em geral” trabalhando com Blender, nós renderizamos imagens ou seja as geramos, mas se pararmos para pensar, ao alterar uma imagem no gimp nós geramos outra, criarmos algo vetorial no Inkscape, criamos outra também. Se paramos para pensar o conceito de uma escola de “Computação Gráfica Livre” não está errado.

arthas_dk (usuário não registrado) em 21/01/2010 às 4:41 pm

Espero que obtenham êxito na empreitada.

Espero também que as pessoas parem de falar e comecem a fazer mais antes de criticar, seria bom!

Abraços a todos.

Júlio Neto (usuário não registrado) em 21/01/2010 às 4:42 pm

Eu acho que existe uma boa diferença entre ensinar a usar ferramentas de CG e estudar realmente CG (e isso vale pro Blender também). Mas essa é a minha opinião.

De toda forma eu só quis deixar mais claro que essa é uma escola de criação artística.

foobob (usuário não registrado) em 21/01/2010 às 4:55 pm

Marcos Maza (usuário não registrado) em 21/01/2010 às 4:07 pm
“O cara ta querendo fundar uma escola e não sabe nem escrever, esta escola deve ser uma beleza.”

Não é escola de português. Vai em qualquer fórum de “profissionais” gráficos, tipo 3D1, e maravilhe-se com a gramática asinina igual a do resto do país.

Boa iniciativa. Acho que podiam incluir Cinepaint, pois é basicamente o Gimp mas com profundidade de cores de 32-bits e possibilidade de uso de padrões de impressão gráfica como CMYK. O Gimp eventualmente vai chegar lá, mas ainda não.

Carlos Eduardo (usuário não registrado) em 21/01/2010 às 5:15 pm

Julio, com certeza você está vendo pelo prisma de programador que é o mais correto, mas olhemos para traz na década de 40 tivemos o Whirlwind que era um simulador de voo muito rudimentar, em 61 tivemos a criação do primeiro game o Spacewars feito pelo MIT, em 63 Sutherland apresenta um sistema de desenho interativo de primitivas gráficas 2D baseado em caneta luminosa, em 67 Rougelet cria um simulador interativo de vôo para NASA, e surge a empresa efeitos especiais Abel & Associates, neste periodo os primeiros softwares CAD são criados um exemplo é o DAC-1 da General Motors, Imagens 3D são renderizadas pela primeira vez, tudo envolvendo apenas programação pura! O usuarios destes programas tinham formação de engenharia da computação mas aí surge os anos 80 Carpenter mostra no SIGGRAPH animações 3D realistas, com paisagens verosímis geradas por métodos fractais. A Disney usa técnicas de CG na produção do filme Tron, os softwares começam a ter interfaces, os pcs começam a ter poder de processamento para produzir imagens, neste momento surge um divisor de águas, os programadores que constroem estas maravilhas e os artistas com formações na área humana que dão vida a estas criações, ambos fazem parte do mesmo universo e sua convivência pacífica se faz necessária para a sobrevivência da área. Resumindo seja a baixo nível ou a alto nível os dois profissionais são de computação gráfica.

Magno (usuário não registrado) em 21/01/2010 às 7:34 pm

Computação gráfica ou design. Ambas as áreas conjuntamente juntas estão precisando de mais divulgação e ensino (e, sim, está foi uma frase irônica :-) seja técnico ou científico (acho que essa era a crítica que o colega tentou passar e não conseguiu – outra ironia – o crítico que critica e não consegue se expressar :-).

Como diz a letra da música:
“We’ll live on Moon.
We’ll walk on Mars.
But, We’ll still be monkeys.”

Parabéns pela iniciativa :-)

smalltalk_liar (usuário não registrado) em 21/01/2010 às 8:43 pm

Concordo com o Carlos Eduardo.

Marcos Maza (usuário não registrado) em 22/01/2010 às 7:10 am

Os caras nem laboratório tem. Voce liga para o local e o cachorro fica latindo no fundo. E ainda tem 50 % de desconto se voce levar seu micro.

Paulo Brito (usuário não registrado) em 22/01/2010 às 8:25 am

Algum problema com cachorros?

Ivan (usuário não registrado) em 22/01/2010 às 10:23 am

Parabéns pela iniciativa, tomara que mais e mais pessoas e empresas sigam o exemplo no país.
Torço pra que vocês ganhem muito dinheiro com isso também.

Asdrubal Ferreira (usuário não registrado) em 22/01/2010 às 10:41 am

“Paulo Brito (usuário não registrado) em 22/01/2010 às 8:25 am

Algum problema com cachorros?”

Não nenhum, mas pensa comigo, vou ligar para fazer um curso de tecnologia e ao fundo som de criança ou de cachorro, tia maria gritando que o almoço está pronto, poxa dá pra ter crédito numa coisa desta?

Asdrubal Ferreira (usuário não registrado) em 22/01/2010 às 11:03 am

Cara eu acho que a iniciativa, a idéia é excelente! Mas o site tá muito fraco, muito simplório para uma escola de computação gráfica, vejam estes exemplos de concorrentes:

http://www.azimut.com.br/

http://www.cadritech.com.br/

http://www.alphachannel.com.br/

O logotipo é muito confuso, sem dizer que de leva eles vizeram um parangolé maluco com os logos do gimp, Inkscape e blender.

Os cursos oferecidos com exceção dos de blender vc encontra todos nos sites O Gimp e Inkscape Brasil, as Breves descrições quase não informam sobre os cursos, não tem tópicos das aulas, os vídeos que acompanham as descrições não foi produção feita pelo próprio curso, foi tirada de vídeos aleatórios do Youtube.

A parte de matrícula online nem está pronta, ao tentar ligar para os telefones só atendem nos celulares, pois o fixo está sempre ocupado.

O post do Marcos Maza de que eles não tem laboratório para as aulas tá confirmado.

Realmente isto é muito sério, como falei antes ter este tipo de iniciativa é bem louvável de ser a “A primeira escola de computação gráfica LIVRE do Brasil”, realmente é um empreitada revolucionária, mas isto não implica em ter um formato amadorístico. Já é difícil projetarmos a imagem do software livre e suas incontáveis vantagens a grande massa, o que dirá num meio tão específico e modista como a computação gráfica! E der-repente surge no mercado uma escola que começou meia boca, que ao comparar com os concorrentes proprietário já é engolida logo no site, como vamos convencer aos profissionais da área migrarem? Fazer os cursos? Eu fico com muitas dúvidas.

Elizio (usuário não registrado) em 22/01/2010 às 11:03 am

Que estranho… fui checar a vida dos instrutores e principalmente a do Razgrix e pelo que eu percebi reputação e credibilidade eles tem até pra calar a boca de todos que criticaram o empreendimento aqui. Outra coisa no mínimo interessante é que o próprio site diz que os treinamentos são em todo o brasil, logo concluo que a escola fornece treinamentos in-company. Analisando se é in-company pra que eles iam querer montar um lab fixo ? outra coisa…esse preciosismo entre computação gráfica e design pra mim é uma bobagem inexplicável uma vez que o software livre como um todo precisa parar com a politica do muito se fala e pouco se FAZ. Assim, parabéns ao pessoal que resolveu iniciar esses cursos e a todos os que efetivamente fazem algo para que algum dia o software livre se torne um modelo sustentável.

Razgriz (usuário não registrado) em 22/01/2010 às 11:30 am

Asdrubal Ferreira,

Acredito que você não tenha a menor idéia do cenário atual do segmento no Brasil, como você OUSA em dizer que os vídeos não foram criados pelos instrutores dos referidos cursos ? E MAIS….eu hoje sou o responsável por boa parte da documentação existente sobre o Gimp sendo ainda o atual mantenedor do site “O GIMP” agora sobre os laboratórios não vi motivos para montar um fixo uma vez que não seria viável transporta-lo pelo país inteiro *(a menos que você deseje montar um ônibus com double deck e cluster no bagageiro e me dar de presente =], mas de qualquer maneira temos parcerias para ministrar turmas abertas em laboratórios modernos e climatizados no RJ que é a nossa base. Mas se algum aluno desejar levar seu micro e não vejo problema algum.), Com relação aos conteúdos dos cursos quem desejar obte-los basta solicitar as ementas =].

Sobre cães e a tia que grita “AAARRRMOOOÇOOOO!”: Eu adoro cachorro e tenho dois, um beagle e um labrador, mas não dentro do meu escritório *(se bem que eles são mais confiáveis do que o meu contator…) para finalizar digo ainda que talvez nos seus sonhos alguma escola coloque cachorros ou a tia “alzira” como instrutora. Agora estranhamente todos os que ligaram para o nosso escritório conseguiram falar conosco, menos você. Curioso ainda pergunto : Se você não gostou do nosso site o eu tenho com isso ? CRIE A SUA ESCOLA =]. Garanto que assim as coisas vão ficar do seu gosto.

Sem mais e bons estudos

Guilherme Razgriz
Coordenador Técnico
Cria Livre
Mantenedor do portal O Gimp

Asdrubal Ferreira (usuário não registrado) em 22/01/2010 às 12:29 pm

Razgriz vc ainda é embaixador Fedora? Acho que não! Design do grupo SLRJ? Hum acho que não, agora 4 Kg de tutorial sem qualidade é mole, quero ver criar algo com harmonia de cores, limpeza de traço e por aí vai!

“como você OUSA em dizer que os vídeos não foram criados pelos instrutores dos referidos cursos ?”

eu disse que não foram feito pelo curso, não os instrutores, para um bom acabamento e maior credibilidade seria de uma abordagem mais profissional fazer vídeos com o logotipo do curso no inicio e explicando os tópicos do referido tema, e não musicas latinas e mil cliques por segundo mostrando recursos prontos do software.

“Sobre cães e a tia que grita “AAARRRMOOOÇOOOO!”: Eu adoro cachorro e tenho dois, um beagle e um labrador, mas não dentro do meu escritório *(se bem que eles são mais confiáveis do que o meu contator…)”

Primeiro é CONTADOR, como disse não sou contra animais de qualquer espécie, mas acho que ouvir som de uma floresta amazônica particular ao fundo quando queremos saber informações de um curso é o maior queima filme do universo.

“temos parcerias para ministrar turmas abertas em laboratórios modernos e climatizados no RJ”

Aonde? Quem? Qual empresa? Porque não está no site?

“Com relação aos conteúdos dos cursos quem desejar obte-los basta solicitar as ementas =]”

Isto prova amadorismo e falta de conhecimento em marketing educacional, a regra mais básica é colocar o conteúdo direto no site, como o futuro aluno vai avaliar de imediato se é isto que ele quer fazer? Por telepatia?

“todos os que ligaram para o nosso escritório conseguiram falar conosco, menos você.”

Tanto consegui falar que soube que vcs não tem laboratório, o problema que só consegui através dos celulares e não do fixo, que sempre estava ocupado. Ah! era a tia Alzira passando receita pra amiga!

“CRIE A SUA ESCOLA =]. Garanto que assim as coisas vão ficar do seu gosto.”

Quem sabe um dia crio uma Escola mesmo não um embuste! Mas enquanto isto denoto mais um erro do amadorismo em Marketing, ao ouvir críticas a primeira reação foi o ataque e não a analise e a tentativa de adaptação em cima do que foi apontado.

Como vou repetir denovo a empreitada é lovavel mas precisa de mais amadurecimento, muito mesmo!

E pelo amor de Deus muda o template do site e o logotipo pois tá com cara de micreiro! Sem dizer que diminui a imagem do Gimp com Gilbert todo arranhado de verde tadinho, do blender e do Inkscape com a montanha derretendo por causa do aquecimento global! Sem dizer as aspirais e as manchas de tinta que é mais batido que andar pra frente!

Fala sério RAZGRIZ pra quem se propõe a dar aula de “O GIMP para Mentes Criativas” tá faltando muita criatividade a mostra!

Asdrubal Ferreira (usuário não registrado) em 22/01/2010 às 12:32 pm

“E ainda tem 50 % de desconto se voce levar seu micro.” – Marcos Maza

E leva 70% se levar o ventilador pra aula, se comprar pro curso um ar condicionado “aclimatado” faz 3 cursos de graça , se doar um split faz todos de graça e vira sócio hahahahahahaha

Asdrubal Ferreira (usuário não registrado) em 22/01/2010 às 12:36 pm

Ah! Razgriz pra vc aprender a fazer logotipo, eu recomendo ;) http://abduzeedo.com/logo-design-z-t

Razgriz (usuário não registrado) em 22/01/2010 às 12:39 pm

Asdrubal Ferreira

É por pessoas como você que o dito software livre não vai pra frente.

E…se você diz que tanto não gostou por que continua insistindo ? =]

Sem mais….

Asdrubal Ferreira (usuário não registrado) em 22/01/2010 às 12:52 pm

“E…se você diz que tanto não gostou por que continua insistindo ?”

Porque eu não quero que uma pessoa leiga faça o curso, não aprenda nada e fique com pinimba do software livre! Porque eu não quero que profissionais que tiveram treinamento em cursos sérios de verdade em Computação Gráfica, com uma estrutura real veja o site de boteco de vcs e fale “tá vendo isto é a cara do software livre”, isto traz por terra nomes de gente séria tais como Henrique Barone, Gustavo Junqueira, Dalai Felinto, Surian e tantos outros que lutam as duras penas para dar uma imagem séria a computação gráfica livre, gente que se dedica um padrão de qualidade muito aquém do que você sonha em fazer.

Asdrubal Ferreira (usuário não registrado) em 22/01/2010 às 12:59 pm

Hehehehe eu não aguento, neste site mesmo tem o banner da AZIMUT e tem o seu, um ao lado do outro, pra qual os leitores iriam? Hahahahahahaha!

Razgriz (usuário não registrado) em 22/01/2010 às 1:03 pm

zzz….zzzzzzzz….zzzzzz…. eu não sonho eu faço. E se você deseja mesmo ser útil pare de falar e faça algo pelo software livre. P.s quantas palestras você ministrou no ano passado ? Eu honestamente perdi a conta de quantas eu ministrei.

Asdrubal Ferreira (usuário não registrado) em 22/01/2010 às 1:20 pm

“zzz….zzzzzzzz….zzzzzz…. eu não sonho eu faço.”
Mal feito mas faz né ;)

“quantas palestras você ministrou no ano passado ? Eu honestamente perdi a conta de quantas eu ministrei.”

Falta de organização por parte do dono da crialivre que não registra suas palestras! Se forem com a mesma qualidade do site e do logotipo tá ferrado!

Asdrubal Ferreira (usuário não registrado) em 22/01/2010 às 1:24 pm

Ah! Interessante não achei o CNPJ de vcs, por um acaso tem como me fornecer?

Asdrubal Ferreira (usuário não registrado) em 22/01/2010 às 1:28 pm

Também não achei a Inscrição Estadual, como e curso, Alvará tem?

Viviane Silva (usuário não registrado) em 22/01/2010 às 1:51 pm

Oi gente!

Sou professora do estado e sempre quis aprender estes programas gráficos, daí um amigo me indicou esta notícia de um curso disto. Achei muito legal, vi o site interessante, mas daí eu li o que o Asdrubal Ferreira escreveu sobre o site e vi os links que ele colocou, bem visitei todos, eu não entendo nada disto, mas comparados com o da crialivre eu achei os outoros mais bonitos, com imagens bem interessantes, dá uma idéia de robustez. Continuei a ler os comentários, sei lá me desculpem mas achei as respostas muito vagas e me deixou preocupada. Outra coisa levantada foi CNPJ, Inscrição Estadual e Alvará, alguém sabe se existe mesmo? E os laboratórios são aonde? Alguém que não seja do curso pode confirmar a veracidade deste curso? Se posso fazer sem medo? Me desculpem se ofendi alguém, mas precisosaber para tomar a minha decisão.

Beijinho a todos! ;*

Razgriz (usuário não registrado) em 22/01/2010 às 2:10 pm

Qualquer pessoa que deseje se informar a respeito da veracidade dos nossos serviços basta telefonar para a nossa empresa que teremos o maior prazer em atende-los :0xx 21 3328-2519

Paulo Brito (usuário não registrado) em 22/01/2010 às 2:16 pm

Asdrubal Ferreira, algum problema com comida caseira?

Asdrubal Ferreira (usuário não registrado) em 22/01/2010 às 2:17 pm

“Qualquer pessoa que deseje se informar a respeito da veracidade dos nossos serviços basta telefonar para a nossa empresa que teremos o maior prazer em atende-los :0xx 21 3328-2519″

TRADUZINDO

Não tem

Outra coisa é ele moderando as minhas postagens hahahahahaha tadinho dele!

Asdrubal Ferreira (usuário não registrado) em 22/01/2010 às 2:19 pm

“Paulo Brito (usuário não registrado) em 22/01/2010 às 2:16 pm

Asdrubal Ferreira, algum problema com comida caseira?”

Não Paulo eu aprecio e muito vamos comer lá Crialivre, deve ser bom abeça!

foobob (usuário não registrado) em 22/01/2010 às 2:47 pm

céus, por que existe tanta inveja e picuinha no mundo artístico, hein?

é por essas que prefiro ser programador mesmo… mais uma vez, parabéns pela iniciativa e sucesso.

foobob (usuário não registrado) em 22/01/2010 às 2:49 pm

aí, babacão, eu sou um dos caras moderando suas mensagens babacas. Cresce, moleque.

Asdrubal Ferreira (usuário não registrado) em 22/01/2010 às 2:58 pm

“oobob (usuário não registrado) em 22/01/2010 às 2:47 pm

céus, por que existe tanta inveja e picuinha no mundo artístico, hein?

é por essas que prefiro ser programador mesmo… mais uma vez, parabéns pela iniciativa e sucesso.”

Hehehehe coloca um programador Java em frente a um programador de Python e veja o que acontece ;)