O Playstation 3 mais esbelto, lançado em agosto, desde o berço já não oferecia o suporte oficial à instalação de outros sistemas operacionais que o diferenciava, e para alguns usuários permitia aplicações alternativas interessantes (e possivelmente fora do interesse da Sony em usar o console como argumento para vender jogos e conteúdo on-line) a baixo custo. Quando esta mudança foi anunciada, a Sony avisou que a novidade não se aplicaria aos PS3 anteriores, “ao menos por enquanto”.

Só que o “por enquanto” acabou, e a Sony agora avisa que a próxima atualização do software do console (marcada para o início de abril) vai remover também dos Playstations 3 pré-slim (o volumoso modelo inicial) a opção oficial de rodar o Linux, para quem instalar. “Preocupações com segurança”, diz a Sony, e é possível que seja mesmo algo relacionado à segurança – do seu modelo de negócios, considerando os recentes avanços contra as técnicas de DRM empregadas no PS3.

Segundo o LWN, a ativação do novo firmware também vai fazer com que tudo o que estiver em uma partição Linux no console seja imediatamente perdido para sempre. Mas a atualização é voluntária, embora não fazê-la leve a reduções (potenciais ou não) de funcionalidade.

Trecho do iG Tecnologia:

A Sony anunciou em um post no PlayStation Blog que a próxima versão do firmware para o PlayStation 3 (versão 3.21) eliminará a possibilidade de instalar outros sistemas operacionais em todos os modelos do console. Trocando em miúdos, a empresa está removendo de seus aparelhos a compatibilidade com o Linux.

A versão “slim” do PlayStation 3, lançada em setembro do ano passado, já não tinha este recurso que agora será eliminado também dos modelos mais antigos. A Sony alega “questões de segurança” como o motivo por trás da decisão. O motivo real pode ser a existência de um “hack” recentemente anunciado que permite assumir o controle do “hypervisor”, o nível mais baixo do sistema operacional do console, e assim obter domínio completo da máquina, abrindo as portas para a criação de ferramentas que possibilitariam a pirataria de jogos.

O novo firmware, que será lançado em 1º de Abril (a Sony garante que não se trata de uma piada), é tecnicamente uma atualização “voluntária”. Mas quem deixar de atualizar o console eventualmente perderá acesso a recursos como a rede online PlayStation Home, filmes em Blu-Ray e jogos futuros que “exigirão” a nova versão. (via tecnologia.ig.com.br)

Enviado por Nícolas Wildner[Ironmaniaco] (nicolasgauchoΘgmail·com):

“Em uma atualização recente do Blog do Playstation3, a Sony afirmou que será desabilitada a opção de instalar outro sistema operacional(muito utilizado por entusiastas Linux), na atualização de firmware v3.21 As atitudes a serem tomadas serão: Para quem utiliza a opção de outro sistema operacional não deve atualizar atualizar a firmware, e para quem já tem um outro SO instalado, deverá fazer backup desta partição, ou poderá sofrer perda de dados. Mais detalhes, sobre as outras features cobertas pela atualização, no link de referência.” [referência: blog.us.playstation.com]