Allan Taborda dos Santos (usuário não registrado) em 1/03/2010 às 2:43 pm

É o primeiro programa de instalação que eu ouvi falar que permite instalar dois sistemas operacionais diferentes.

Riser (usuário não registrado) em 1/03/2010 às 4:25 pm

@Allan

PC-BSD e FreeBSD são basicamente a mesma coisa, não? =)

Allan Taborda dos Santos (usuário não registrado) em 1/03/2010 às 5:29 pm

O kernel pode ser a mesma coisa, como o Ubuntu e o Debian, que usam o Linux, entretanto, o Ubuntu e o Debian são distribuições diferentes. Idem aos dois BSDs.

Leandro Hamid (usuário não registrado) em 1/03/2010 às 5:44 pm

Não sei se são tão diferentes assim não, a diferença mais gritante que vejo com relação aos dois sistemas é que um é inteiramente voltado paa uso em desktops e o outro nem tanto.Vide trecho de um artigo sobre o PCBSD no FUG-BR – FreeBSD User Group Brasil:

“O PC-BSD tem elementos de amigáveis e torna a experiência com um Desktop Workstation Unix simples e práticas, e acima disso, o fato de ser FreeBSD, torna a experiência com níveis de estabilidade, performance e seguranca que devem ser observados por qualquer pessoa que queira um sistema fácil de usar, sem precisar se preocupar com muitos detalhes técnicos.”

Riser (usuário não registrado) em 1/03/2010 às 5:58 pm

@Allan @Leandro

São quase a mesma coisa, o PC-BSD é apenas adicionado de configurações mais intuitivas para o usuário, pré-configuradas, .pbi etc.

O PC-BSD é apenas um remaster, com algumas coisas a mais, nem o gerenciador de pacotes muda, o .pbi é apenas uma implementaçãozinha, os ports continuam lá.

Agora NetBSD, OpenBSD, DragonFly BSD são sim coisas diferentes.

Allan Taborda dos Santos (usuário não registrado) em 1/03/2010 às 6:47 pm

De qualquer forma, é um instalador que instala duas coisas diferentes, sejam essas coisas dois sistemas diferentes ou duas personalizações, ou duas distribuições, ou seja lá qual nomenclatura for adotada.

Gilberto Martins (usuário não registrado) em 2/03/2010 às 6:25 am

Apenas para complementar, é um SO apenas. A diferença é que um instala apenas o SO, e a outra instalação disponibiliza os pacotes usados em ambiente desktop e outros softwares.

João (usuário não registrado) em 2/03/2010 às 7:43 am

Eu tentei instalar o FreeBSD uma vez como desktop e desisti. Vou tentar dessa vez com o PC-BSD para ver como funciona.

Rodrigo Pinheiro Matias (usuário não registrado) em 2/03/2010 às 8:18 am

Very nice. Muito bom, instalador amigável, pelo menos o que indica, não shots do particionador, apenas do inicio dele, tomara que seja simples.

miranda (usuário não registrado) em 2/03/2010 às 3:03 pm

Bom, muito bom. Já usei e quase deixei em dual boot com meu OpenSuSE.
Funcionou tudo o que precisava, o samba, OO, KDE 4 perfeitissimo, instalação de pacotes sem NENHUM trauma (dependencias, compilar fontes, etc etc…) show!!
Só não usei pela preguiça e falta de tempo para me adaptar as diferenças em relação ao Linux (que já uso a quase 10 anos).