James Gosling, conhecido como “Pai do Java” por boa parte da comunidade ao redor desta linguagem, anunciou que pediu as contas da Oracle (que adquiriu a Sun recentemente) no último dia 2.

Ele prefere não comentar o motivo – segundo ele, qualquer coisa que ele pudesse dizer de forma precisa e honesta provavelmente causaria mais prejuízo do que benefício, mas ele também informa que não estar mais com as pessoas com quem ele trilhou um longo caminho na Sun é a pior parte.

Para aqueles da platéia que não acompanham tão de perto a História dos sistemas abertos, vou relembrar que além da sua contribuição ao Java, Gosling escreveu uma versão multi-processador do Unix (ainda nos tempos heróicos), compiladores e sistemas de correio eletrônico sortidos.

Mas o que talvez chame mais atenção de parte do público é o fato de ele ter escrito a primeira versão de Emacs para Unix, e como ele a disponibilizou para livre uso, modificação e distribuição (um software livre, em sua essência), o bom Dr. Richard Stallman pôde depois exercitar as virtudes do aproveitamento de código, e assim boa parte do Gosling Emacs acabou achando seu caminho para o que mais tarde tornou-se o GNU Emacs – uma das peças iniciais do sistema GNU. (via taranfx.com)