Este post do catonmat.net traz os itens 21 a 30 da sua série de explicações detalhadas sobre one-liners curiosos ou úteis para usar na shell – o que significa, entre outras coisas, que quem tem interesse por este tipo de conteúdo pode entrar lá e ver os links para os capítulos anteriores, que tratam dos itens 1 a 20.

E neste capítulo tem bastante coisa interessante: como consultar os textos da wikipedia usando só o acesso ao DNS, o sempre popular wget recursivo, malabarismos para reaproveitar parâmetros, sshfs, column e mais.

One-liners não são propriamente comandos, ao contrário do que escrevi no título. São trechos de código, curtos o suficiente para serem usados em uma linha digitada e, quando nos acostumamos a eles, logo se transformam em um alias. A seção de one-liners em BASIC (com uma restrição de tamanho bem limitante) era a minha parte favorita de uma das revistas de MSX que circularam no Brasil na década de 1980, assim como a similar seção “Dicas” da parcialmente contemporânea revista Micro Sistemas – pequenos trechos de código ou comandos úteis, curiosos ou de algum modo interessantes.

Por esta razão, sou fã de sites como o commandlinefu, dedicado justamente a este tipo de dica, e gosto de complementos como o do post do catonmat.net que os detalha e explica. Recomendo! (via catonmat.net)