Enviado por André Luiz Rodrigues Ferreira (alrferreiraΘnetdeep·com·br):

“A Netdeep Tecnologia anuncia a versão 1.5 do Netdeep Cop. O Netdeep Cop é uma distribuição linux com foco em segurança, que possui muito mais que um firewall. O objetivo é ser um UTM (Unified Threat Management), ou seja um único serviço que provê praticamente todas as funcionalidades de segurança de perímetro que uma empresa pode precisar. Oferece filtros de conteúdo Web, garantindo uma melhor performance da rede, permitindo que os usuários utilizem o serviço de forma eficiente e segura, proporcionando um controle minucioso da utilização do serviço de acesso a Web, bloqueando acessos a sites indesejados, Vírus, Spam, Messenger, e tentativas de invasão. Sua configuração é feita totalmente pela interface web.

Este projeto nasceu em 2008 e é baseado na distribuição IPCop. À partir da versão 1.5, se tornou independente, com repositório e módulos próprios. Dentre os seus diferenciais, se destacam:
- Instalação simplificada
- Firewall Avançado
- Filtro de URL (por categorias, blacklists, grupos)
- Filtro de Messenger (com bloqueio de contatos, registro das conversas, etc)
- Filtro Anti-vírus (HTTP/FTP/POP3/SMTP)
- Filtro Anti-spam
- VPN IPSec e SSL
- Detecção de Intrusão (com suporte a IPS)
- Traffic Shapping
- Redundância de Links de Internet
- Balanceamento de Carga
- Alta-disponibilidade de hardware

Para quem está procurando uma solução de baixo custo para implantar em seus clientes e não quer ter dor de cabeça, vale a pena testar! O software é open-source e também possui uma versão corporativa, com mais recursos e contratos profissionais de suporte técnico. Para mais informações, datasheets, links para download e screenshots acessem: http://www.netdeep.com.br/netdeepcop/” [referência: netdeep.com.br]