Ao longo dos últimos dias, realizei várias pequenas mudanças nos arquivos que definem o layout da capa e páginas internas do BR-Linux, com a intenção expressa de reduzir o tempo de carregamento e o tamanho (em bytes) da página.

Já estou satisfeito com o resultado, mas ainda há algumas mudanças importantes a fazer nos próximos dias (acredito que sem impacto perceptível pelo leitor, exceto quanto ao tempo de carregamento).

As mudanças que já fiz mudaram um pouco a organização e a apresentação do site, portanto faço aqui uma breve lista para você poder acompanhar:

  1. Criação da página de Histórico de posts (de 2002 a 2010, os mais antigos ainda não recuperei), e redução extrema de links para os meses anteriores que apareciam na barra lateral.
  2. Remoção do cabeçalho extra que aparecia em todas as páginas apresentando o site e dando links para os principais temas da cobertura (ele ainda está presente na página de Histórico, mencionada acima)
  3. Remoção do excesso de links de navegação no cabeçalho do título do site.
  4. Exibição das tags dos posts, em adição às categorias, que já eram exibidas nos rodapés dos textos.
  5. Redução do número máximo de banners que podem ser exibidos a cada visualização, na barra lateral direita.
  6. Remoção de outros conteúdos textuais adicionais, estáticos e dinâmicos, na barra lateral direita (talvez alguns retornem ao longo dos dias).
  7. Remoção dos quadros de “Notícias em destaque” e “Em discussão” que apareciam na coluna de conteúdo (ambos permanecem acessíveis na coluna lateral)
  8. Redimensionamento de alguns dos anúncios contextuais.
  9. Pequenos ajustes no sistema de cache do servidor.

Espero que gostem, e sugestões de novas alteração serão bem-vindas, especialmente se sua viabilização envolver pouco esforço (tenho poucas horas por semana pra cuidar da gestão do site, vocês sabem) e se forem encaminhadas pelo formulário de contato, que lerei mas não necessariamente responderei rapidamente!

Observação: o uso da grafia ‘leiaute’ no título deste post foi um ato de submissão ao Vocabulário Ortográfico, da Academia Brasileira de Letras. Mas creio que ele não se repetirá para esta palavra, visto que a forma alternativa (com a grafia inglesa) consta nos dicionários correntes do nosso idioma.