Smaug (usuário não registrado) em 21/09/2010 às 7:37 am

Esse é o modelo de negócio dela. Portanto, nada de novo nem a censurar.

Adao (usuário não registrado) em 21/09/2010 às 7:59 am

“Ou seja, você não poderá desenvolver aplicativos livres de qualquer espécie para o Windows Phone 7.”? Quer dizer que aplicativos licenciados via BSD, MIT, Apache, Beer, não são livres? Só a GPL é que vale, é?

André (usuário não registrado) em 21/09/2010 às 8:15 am

@Adao
Na visão do Stallman, não

Tiago (usuário não registrado) em 21/09/2010 às 8:17 am

Tá, só não entendi o porquê disso. Se eu faço um software, para vender na loja da Microsoft, esse software não pode ser livre? O que a Microsoft ganha com isso? Ou o que ela deixa de ganhar liberando isso?

Assim, na loja da Apple, você só baixa binários. Se quiser o código fonte, tem que procurar na internet. Mas tanto faz tanto fez se é GPL ou não. Isso é um problema do desenvolvedor e não da Apple. E para a Microsoft? O que isso influencia? O tipo de licença não tem implicações técnicas, como aconteceu no caso do software de desenvolvimento em Flash que gera binários nativos para o iPhone. Nesse caso, a Apple se blindou de uma possível quebra de controle. Afinais, os péssimos programas escritos em flash (não os programas em si, mas o Flash mesmo), poderiam ser desastroso para o iPhone (o engraçado é que o Andriod quiz cair nessa armardilha).

Agora, se o software é livre ou não isso não é modelo de negócio, é política mesmo. Não agrega nada a Microsoft.

De qualquer maneira, eu uso é o iPhone, e não quero enm pensar em comprar um telefone com Windows instalado. Pensando bem, não quero nem pensar em outro telefone pelos próximos 3 anos! O iPhone tem que ser pagar primeiro.

Xinuo (usuário não registrado) em 21/09/2010 às 9:23 am

@Tiago, a Microsoft deve ter algum motivo forte para “detestar” a GPL v3, se é ruim para Microsoft deve ser bom para o consumidor. :)

Allan Taborda dos Santos (usuário não registrado) em 21/09/2010 às 10:36 am

Por esse e outros motivos, o Windows Phone 7 será um fracasso mercadológico.

tenchi em 21/09/2010 às 10:58 am

@Allan, acho que não aceitar software gpl será o últimos dos motivos do fracasso do wp7. A razão mais óbvia para estas restrição é que a MS quer que o aplicativo que o desenvolvedor colocar na loja possa ser usada por ela – Microsoft – de maneira que ela não precise retornar código. Isso pq a MS gosta de usar código dos outros, mas disponibilizar código para os outros ela não é muito fã (Ok, os casos existem, mas são pouco numerosos). Mesmo nas lojas de outras empresas (Nokia, Apple, Android, Sansung, BlackBerry), a poncentagem de aplicativos gpl3 (ou mesmo com outras licenças oss) não deve ser assim tão grande.

Independente de qual licença ser mais livre que a outra, meio engraçado este tipo de restrição, mas dado o modelo de negócios da MS, esta notícia não deveria espantar.

André Luis Pereira dos Santos em 21/09/2010 às 11:18 am

E deve-se lembrar que a GPL 3 tem a cláusula explícita sobre patentes.

E isso é um terror para a Microsoft.

Gabriel Rezende (usuário não registrado) em 21/09/2010 às 11:28 am

Não pode também escrever palavras como “Fidel”, “comunismo” e “Google”.

renato (usuário não registrado) em 21/09/2010 às 1:07 pm

na apple store também não são permitidos aplicativos de de código aberto, nem sobre licenças permissivas, essa é a maldição de se controlar a distribuição de aplicativos, você fica totalmente refém da empresa.

self_liar (usuário não registrado) em 21/09/2010 às 2:42 pm

E a solução é boicotar estes produtos ,mas infelizmente as pessoas continuam suportando as atitudes destas empresas .Esperam pelo pior como sempre para assim tentarem mudar alguma coisa.

É a tradicional sindrome do judeu.

tonyfrasouza (usuário não registrado) em 21/09/2010 às 3:28 pm

Não sei o porquê de nunca ter conseguido gostar do SO Win phone. Mesmo quando não tinha muitas opções como hoje e, até que a MS prove ao contrário, irei ficar com tecnologias incríveis como o iOS, Android e o Meego que só conheci vídeos e um teste que fiz em um netbook…

Fabio Luiz (falcon_dark) (usuário não registrado) em 21/09/2010 às 4:18 pm

Nós amamos o código aberto… não o Software livre…
Santo papo-furado, Batman!
hahahahahahaha

André Luis Pereira dos Santos em 21/09/2010 às 5:17 pm

@renato

A Apple já liberou o VLC na store dela. Caiu a barreira contra open source lá.

Andre Jaccon (usuário não registrado) em 21/09/2010 às 6:28 pm

A Microsoft sempre deu dessas. Eles continuam adotando um modelo de negócios que do ponto de vista dos CEOS ainda dão certo.

“Quando perguntarem para nós sobre o software live, diga que sim adoramos e apoiamos, agora quando for colocar em prática não esqueça do EULA”.

hamacker em 21/09/2010 às 9:07 pm

Num dia amamos o software livre, no outro, não é bem assim…
Politica do morde e assopra.
Se o “Market Place” é dela, faça ela o que quiser. Vai vender bem pq usuário windows não liga para licença, se for brasileiro, menos ainda.