Paulo Scearin (usuário não registrado) em 6/11/2010 às 5:21 pm

Acredito que uma boa para ajudar o Gimp a se disseminar é criar diversos vídeo tutoriais que ensinem exatamente isto: a mudar a aparência através do Gimp.

No Youtube se encontra diversos tutoriais em português de Photoshop ensinando a mudar cor dos olhos, alterar a cor dos cabelos, tirar imperfeições da pele e várias outras coisas focado, principalmente, no público feminino.

Do Gimp tb se encontra, mas do Photoshop tem maior número e maior qualidade de tutoriais.

tonyfrasouza (usuário não registrado) em 7/11/2010 às 2:24 am

Minha filha aos 14/15 anos vivia desanimada em usar o Gimp, pois a preguiça atrapalhava. Um dia sentei com ela e fomos procurando uns tutoriais. Hoje ela tem 16, case completando os 17 anos e, eu fico de boca aberta no que ela é capaz de fazer usando o Gimp que ela mesma instalou em seu novo computador com Ubuntu 10.04.1 64bits. Tudo é uma questão de vou aprender e pronto.

Andre (usuário não registrado) em 7/11/2010 às 11:49 am

A mudança da “moça” do tutorial foi enorme, parecido com o que fazem com a playboy, mas para ela não deu muito certo não :p

tenchi em 7/11/2010 às 1:47 pm

@Andre, tbm não achei o tutorial muito bom, pois o resultado ficou bem ruinzinho. Admiro a boa vontade do pessoal, mas creio que, mais do que uma grande quantidade de tutoriais, o gimp precisa mesmo é de BONS tutoriais, pq tutoriais que resultam em algo ruim só servem para reforçar a ideia que muitos tem de que o gimp é ruim.

Cases de sucesso do Gimp? O último filme da Blender Foundation, Sintel, usou e abusou do gimp (bem como do mypaint) para a criação de texturas, storyboard, criação dos personagens e correção de imagens.

Outro é o blog brasileiro Nanquim ao Quadrado, que de vez em quando coloca uns tutoriais do Gimp.

Sou uma bolha assassina desenhando, mas mesmo assim creio que aqueles que gostarem de ensinar o uso do Gimp que pesquisem e dominem bem a ferramenta para ensinarem bem e com qualidade. Senão mancha a imagem do cachorrinho Wilber (sim, o Wilber é um cachorro!).

O mesmo vale para as outras ótimas ferramentas de criação open source, como o Inkscape.

André Machado (usuário não registrado) em 7/11/2010 às 4:28 pm

A intenção foi boa, mas a linguagem utilizada é difícil e tem vários erros de concordância e digitação.