tenchi em 13/07/2010 às 1:24 pm

Muito bom o tuto! Já em favoritos!

Weber Jr . (usuário não registrado) em 13/07/2010 às 1:57 pm

Tá muito simplisinha a página, podiam colocar um flash para animar um pouco.

:)

Rafael Correia (usuário não registrado) em 13/07/2010 às 2:15 pm

@Weber Jr
Huaehuaehuaehae… Ironias.

Gilson Filho (usuário não registrado) em 13/07/2010 às 3:12 pm

Pra quem não tem R$ 3.000,00 e nem “gasolina” para fazer o curso, já está muito bom!!
:P

tenchi em 13/07/2010 às 3:23 pm

@Weber Jr., larga de falar besteira. Que colocar flash o que. Teriam é que colocar todo o conteúdo em Silverlight, tecnologia bem melhor. Flash funciona bem no Linux. Silverlight nem isso… Ou melhor, JavaFX! A era dos applets Java de volta à tona!

Materiais como este deveriam ser obrigatórios nos cursos de webdesigners. Pena que nem todos os recursos citados no tutorial estão implementados corretamente nos navegadores atuais. E alguns ainda são rascunhos, como dito, como a tag device.

Soma-se ao css3 (que demorará mais que o html5 para sair) e teremos tudo que é necessário para uma web realmente aberta.

AO invés disso o material dos cursinhos de webderigners se resume a ensinar dreamweaver, flash e corel draw… lastimável.

Ricardo K. (usuário não registrado) em 13/07/2010 às 4:50 pm

@tenchi calma cara. Isso foi uma brincadeira dele. Olhe pelo lado engraçado da vida :P

tenchi em 13/07/2010 às 5:45 pm

@Ricardo, eu sei. Meu comentário tbm não foi sério. É que meu gerador de comentários bestas aleatórios está com defeito e ficou parecendo que eu escrevi errado :-)

Hoje em dia o “inimigo” da web aberta não é só o flash, mas também outras excelentes tecnologias que inventaram de serem usadas para aplicações web, como o silverlight, javafx :-)

Marcos (usuário não registrado) em 13/07/2010 às 7:08 pm

“Pena que nem todos os recursos citados no tutorial estão implementados corretamente nos navegadores atuais.”

É justamente por isso que não acredito na morte do flash, JavaFX, etc. Da mesma forma que aconteceu com o HTML4, o HTML5 nem nasceu e já está fragmentado, precisando que os desenvolvedores façam malabarismos pra conseguir que seu site rode em todos os navegadores, versões e plataformas.

Enquanto o Flash roda até no Android

André Caldas (usuário não registrado) em 13/07/2010 às 10:44 pm

É justamente por isso que não acredito na morte do flash, JavaFX, etc. Da mesma forma que aconteceu com o HTML4, o HTML5 nem nasceu e já está fragmentado, precisando que os desenvolvedores façam malabarismos pra conseguir que seu site rode em todos os navegadores, versões e plataformas.

Como você mesmo está afirmando… o HTML5 ainda não nasceu!!! Qual é a reclamação?

Quem quer fazer coisas em HTML5, já está usando xhtml 1.0 strict? Ou está remendando só uns pedaços pra colocar um videozinho ou um fru-fru qualquer?

Enquanto o Flash roda até no Android

Mas não roda em 64 bits. Parece que o navegador tem que ser 32 bits… o OS pode ser 64… sei lá.

http://kb2.adobe.com/cps/000/6b3af6c9.html

É interessante como a falta de liberdade prende a gente num mundo ultrapassado.

André Luis Pereira dos Santos (usuário não registrado) em 13/07/2010 às 10:59 pm

@André Caldas

Na verdade o Flash roda em Linux em 64 bits nativo. É beta, mas roda. è certo também que a aAdobe congelou ele e não tem previsão de quando sairá a próxima versão 64 bits do Flash para Linux, mas que ela existe em beta já, já existe e funciona razoavelmente bem. Atémelhor que a 32 bits para Linux, aliás.

Diogo Baeder (usuário não registrado) em 14/07/2010 às 2:52 am

Pessoal, o HTML5 nasceu sim, o detalhe é que está em estado de working draft na W3C; No entanto, ainda ficará muito tempo neste estado, e enquanto isto os desenvolvedores de browsers vão implementando as funcionalidades conforme a conveniência. Marcos, o fato de os desenvolvedores precisarem recorrer a “malabarismos” é absolutamente normal para qualquer tecnologia em fase embrionária de adoção, por isto não vejo este fato por uma visão negativa. E já existem algumas ferramentas para nos ajudar nisto; Vejam, por exemplo, o Modernizr (http://www.modernizr.com/). Concluindo, adotar HTML5 já é possível, apenas temos que esperar para que possamos usar todas as funcionalidades.