O Google finalmente fez o anúncio oficial do seu sistema operacional Chrome OS, e agora há uma nova data para a chegada ao mercado de netbooks com ele instalado: meados de 2011 (e já há fabricantes conhecidos trabalhando para tornar real esta data).

Ninguém se surpreenderá em saber que ele é baseado em aplicativos “na nuvem”, mas a forma como isso é implementado é interessante: o desktop do usuário existe dentro de uma janela do navegador Chrome – mas os aplicativos web podem abrir em janelas que não tem “cara” de janela de navegador, e claro que muitos deles estão aptos e prontos para funcionar mesmo quando você estiver offline.

O Gizmodo publicou um descritivo bem completo, e o Lifehacker destacou alguns pontos especialmente interessantes, como a facilidade de configuração e o desempenho surpreendente para algo que roda dentro do navegador.

O Zumo também trouxe detalhes sobre o netbook Cr-48, que o Google logo vai oferecer de graça com Chrome OS para os felizardos participantes do seu programa-piloto, enquanto não chegam os modelos que fabricantes como Samsung e Acer pretendem levar a mercado no ano que vem. E o Cr-48 tem uma vantagem adicional: aposentou a tecla Caps Lock!