Enviado por Leandro Santiago (leandrosansilvaΘgmail·com):

“Recentemente foi anunciado o cálculo do número Pi (π) com 2,7 trilhões de dígitos por um cientista francês chamado Fabrice Bellard [2] usando um computador pessoal comum, batendo o recorde anterior de 2,6 trilhões, com o uso de um supercomputador.

Até aí mais “só” mais uma notícia de sites de ciência. Mas para mim interessante também é o fato de Fabrice Bellard ser já conhecido no mundo do software livre, como o criador do QEMU e do FFmpeg, softwares bastante usados por usuários Linux (mesmo sendo multiplataforma), bem como outros softwares menos conhecidos, como o compilador Tiny C (tcc).

Sinto um certo orgulho da façanha, mesmo sentindo ser um orgulho um tanto irracional, equivalente a dizer “nós vencemos”, quando time de futebol que você torce venceu o campeonato, pois acredito que demonstra mais uma vez que há mentes brilhantes por trás de grandes projetos de software livre, ao contrários de muitos que ainda creem que software livre é desenvolvido somente por amadores. O computador pessoal usado pelo pesquisados usa o sistema operacional Fedora 10 64 bit, com discos em RAID-0 totalizando 7.5TB e sistema de arquivos ext4.

Mais informações na página do projeto: http://bellard.org/pi/pi2700e9/announce.html” [referência: bellard.org]