No que a matéria do The H classificou como um ato de desespero, o grupo gestor do OpenSolaris (OGB – OpenSolaris Governing Board) apresentou um ultimato à Oracle: ou a empresa indica uma pessoa de contato apta a tomar decisões referentes ao OpenSolaris até 16 de agosto, ou a diretoria comunitária vai (nos termos de seu estatuto) decretar sua própria dissolução, passando o controle do projeto para a própria Oracle.

As tensões entre a Oracle e a comunidade OpenSolaris têm sido visíveis desde fevereiro, como resultado de a empresa ignorar todas as tentativas de contato.

A gota d’água que precipitou o ultimato parece ter sido a reunião da comunidade marcada para essa semana, agendada com um vice-presidente da empresa, que deixou de comparecer e não apresentou qualquer explicação.

Na opinião de Simon Phipps, membro da OGB e anteriormente evangelista oficial de código aberto na Sun, a colaboração entre Oracle e a comunidade OpenSolaris simplesmente não está ocorrendo, e na forma atual a comunidade estruturada não atende a nenhum propósito útil.

Será que a Oracle responderá com mais silêncio? (via h-online.com)