Renascimento deste clássico da era de ouro da microinformática hobbysta (ao menos na opinião deste escriba) tem hardware estilo PC e pode vir com Linux pré-instalado (ou algum derivado do AmigaOS, ou mesmo o Windows 7).

Boa sorte pra Commodore USA Ltda.! Que consigam encontrar um nicho de mercado interessado. Trecho da cobertura do Zumo, que também traz diversas fotos do exterior e das entranhas do aparelho:

Depois de décadas, a Commodore USA LLC anunciou o lançamento de um novo computador que, fora seu desenho vagamente inspirado no clássico Commodore 64,  não deixa de ser mais um PC all-in-one na praça.

Ao contrário do C64 clássico (baseado no processador MOS 6510) o novo Commodore (cujo sugestivo codinome é “Phoenix”) é um PC genérico baseado na plataforma Intel chipset G31 com soquete LGA 775, até 4 GB de memória DDR2 800 MHz e aceleradora gráfica Intel GMA 3100. O sistema ainda conta com duas portas SATA, porta de rede Gigabit Ethernet, mouse e teclado PS/2 (???), quatro USB 2.0, uma paralela, duas seriais, slot PCI e mini PCI-e (que pode ser usado para interfaces Wi-Fi), leitor de cartões de memória flash, slot para unidade de disco óptico de note, etc.

O curioso é que esse produto aparentemente não oferece nenhuma compatibilidade de hardware ou mesmo de software com o C64 original. Ele pode vir com Windows 7 ou Ubuntu OS pré instalado ou o usuário pode optar por soluções mais exóticas baseadas no AMIGA OS como o Amiga EMU ou AROS, o que pode ser um atrativo para os fãs dessa marca já que para mim esse computador tem mais cara de Amiga 500 do que de C64. (via zumo.uol.com.br)