Com a recentemente anunciada saída de Mark Shuttleworth do posto de CEO da Canonical (ele continuará na empresa, atuando com foco em design e desenvolvimento de produtos, bem como na área de relacionamento com parceiros e clientes), a atual COO (sigla para o executivo responsável pela área de operações de uma companhia) Jane Silber será promovida a CEO, e agora já sabemos quem ocupará a vaga dela: Matt Asay, veterano do código aberto, frequentemente controverso colunista sobre este tema, e integrante emérito da diretoria da OSI.

As opiniões de Asay sobre o mercado de código aberto já apareceram por aqui em diversas ocasiões (veja um exemplo de 2008), e agora teremos ocasião de ver onde elas levarão as operações da Canonical, pois Asay passará a ser responsável pela área de merketing, gestão interna, otimização das operações do dia-a-dia, e metas estratégicas.

Uma curiosidade que também é comum a outras empresas de tecnologia com atuação internacional, é que Asay passará a acordar às 4 da manhã (pelo seu horário local – ele permancerá residindo nos EUA) para que possa operar em sincronia com os escritórios da Canonical, na Inglaterra. (via h-online.com)