A campanha para as eleições já começa a acelerar, e o debate político-partidário é uma forma importante de o cidadão ajudar a moldar o resultado – não apenas ajudando a definir os eleitos, mas também suas plataformas com relação a todos os temas considerados importantes pela sociedade.

Há uma série de instâncias e locais em que este debate pode ocorrer: na sua comunidade, no âmbito partidário que melhor lhe representar, nos recursos on-line e off-line de comunicação social, entre outros.

Especificamente no caso do BR-Linux, quero desde já deixar claro o posicionamento adotado no blog: a partidarização do software livre e de assuntos correlatos não é bem-vinda aqui. Considero lamentáveis, em termos de custos e resultados, alguns exemplos já ocorridos no passado recente, e não tenho interesse ou intenção de colaborar com a turma do “marketing político 2.0″ que já manifestou intenção (e até colocou em prática, em alguns casos) de aparelhar politicamente as áreas de comentários e fóruns da web brasileira a favor ou contra algum projeto partidário – e nem de transformar o BR-Linux em local em que o software é discutido partidariamente. Inclusive acredito que não faltarão sites, projetos e listas de discussão interessados em suprir esta demanda, se ela existir.

Assim, antecipo a comunicação, para evitar surpreendê-los depois: a não ser que o assunto de algum post seja objetivamente a declaração ou iniciativa de algum candidato a cargo eletivo, a regra geral será a seguinte: os comentários dos leitores manifestando-se contra, a favor ou de outra forma mencionando candidatos, mandatários, membros de governos, ou partidos políticos serão considerados fora do tema do site e estarão sujeitos a moderação administrativa, sempre que percebidos, e quando não tiverem sido moderados negativamente pelos próprios leitores, aos quais convido a colaborar usando os recursos de moderação à sua disposição.

Para evitar perda de conteúdo, portanto, solicito aos leitores que se abstenham de inserir aspectos político-partidários (incluindo a menção direta ou indireta a candidatos, atuais mandatários, os integrantes das equipes deles, partidos, coligações) em seus comentários, ainda que secundariamente, pois o a avaliação do que constitui menção a aspectos político-partidários (e fora do assunto da notícia em que está inserida, de acordo com os Termos de Uso do site e com este esclarecimento) poderá ser exercida de forma estrita. Mas não perca o impulso de manifestar-se políticamente: leve seus pensamentos a uma instância adequada em sua comunidade, onde serão discutidos e aproveitados!

Sugiro e recomendo que todos participem do processo eleitoral conscientemente, procurem se informar de forma ampla, e manifestem-se livremente sobre este importantíssimo tema nos meios que tratem dele e estiverem à sua disposição – em especial, que procurem fazê-lo junto às agremiações da sociedade civil que melhor representem seus interesses e posicionamentos políticos. O BR-Linux não está incluído nesta lista, não tem a situação partidária como foco, e continuará tratando de Linux, código aberto e demais temas correlatos, sem buscar viés partidário nem apoiar qualquer campanha específica.