Em comunicado conjunto divulgado nesta quinta-feira, os 4 maiores provedores de banda larga ADSL e cabo das regiões Sul e Sudeste informaram que passarão a oferecer como opção, em todos os planos de velocidade superior a 512kbps, a garantia de até 25% da velocidade contratada e a desativação do chamado packet shaping (recurso empregado para privilegiar determinados tipos de acesso à Internet em troca da redução obrigatória do desempenho ao acesso de determinados serviços ou conteúdos).

O Diretor-Técnico da Telemer, uma das empresas envolvidas no acordo, explicou a novidade, dizendo que após anos de imposição de bloqueios e reduções de velocidade a serviços populares, chegou o ponto em que a medida não gera mais o efeito desejado. “Por mais que tentemos reduzir a velocidade do acesso ao Youtube e a torrents para poder vender nosso serviço de banda larga a mais clientes sem ter de ampliar proporcionalmente nossas conexões, alguns clientes encontram maneiras de burlar as restrições e acabam tornando a medida mais cara para todas as empresas”, informa, explicando a razão de a medida ter sido tomada em conjunto pelas principais empresas do setor.

Os preços dos planos com garantia de 25% da velocidade contratada e sem shaping ainda não foram divulgados, mas analistas consultados prevêem que serão inferiores ao triplo do valor cobrado pelos planos atuais.

O comunicado informa que os detalhes sobre a nova oferta serão disponibilizados conjuntamente nos sites das 4 empresas ainda hoje, e durante todo o dia os clientes poderão acessar sem redução de velocidade, em degustação, o Youtube e suas transferências de torrents não-criptografados. (via br-telecom.org)

Primeiro de abril: Como você já deve ter percebido, o texto acima foi publicado em Primeiro de Abril, data comemorativa em que o BR-Linux se junta a websites do mundo inteiro que tradicionalmente publicam notícias falsas no Dia da Mentira.