Enviado por Julio Cesar Bessa Monqueiro (julioΘgdhpress·com·br):

“Mais uma tradução de Roberto Bech, desta vez de um interessante artigo do LWN.net, sobre as ferramentas gráficas abertas usadas por dis grandes estúdios de filmes:

“Não apenas um, mas dois estúdios de cinema de Hollywood — Disney e Sony Pictures Imageworks — lançaram software de código aberto em janeiro. A indústria do cinema vive uma relação de amor e ódio com o movimento do software livre — em um momento, se opõe veementemente em questões como o DMCA; no outro, faz uso pesado do software livre para economizar dinheiro em suas fazendas de renderização de efeitos visuais. Não por acaso, os produtos sobre os quais vamos falar estão na categoria de efeitos visuais; são ferramentas para modelagem tridimensional. O projeto da Disney automatiza o mapeamento de texturas, e o da Sony é uma nova linguagem para shading. Os dois projetos podem se beneficiar da comunidade de código aberto. Por Nathan Willis”

Leia o artigo em: http://www.guiadohardware.net/artigos/modelagem-3d-aberto/” [referência: guiadohardware.net]