2009 já acabou há 3 semanas, mas a retrospectiva completa do LWN, traduzida para o nosso idioma, continua sendo uma leitura interessante, na minha opinião.

Enviado por julio@gdhpress.com.br (Julio Cesar Bessa Monqueiro):

“Publicado originalmente no LWN.net ao longo de várias edições, Roberto Bech traduziu a linha do tempo do software livre e Linux de 2009, contendo um resumo dos principais fatos ocorridos, nstes assuntos, ao longo do ano:

“O ano de 2009 ofereceu poucas surpresas para aqueles que, como nós, acompanham esse cenário há mais tempo. Como era de se esperar, vieram novas versões de muitas das ferramentas e da infraestrutura das quais fazemos uso diariamente. Também houve batalhas legais acerca de patentes de software, bate-bocas sobre questões de licenças e várias falhas sérias de segurança foram encontradas e corrigidas. Distribuições foram empacotadas e lançadas, mais telefones e outros dispositivos com Linux e software livre foram vendidos e assim por diante. Tudo parte da marcha rumo à “dominação mundial”. Estamos ansiosos por 2010, e pelo que virá nos anos seguintes. Este ano vamos dividir a linha do tempo em trimestres, e isto é o que temos a relatar sobre o período de janeiro a junho de 2009. Ao longo das semanas, vamos liberar as linhas do tempo dos outros dois trimestres. Por Jake Edge”

Leia em: http://www.guiadohardware.net/artigos/linha-tempo-linux-2009/” [referência: guiadohardware.net]