(…) O Activiti é um novo projeto open source com licença Apache 2 que oferece uma engine BPM leve, embarcável com suporte a BPMN 2.0. No mercado BPM, há muitas especificações que – discutivelmente – nunca ofereceram liderança em todos os problemas principais resolvidos por uma engine BPM ou de fluxo de trabalho. BPEL é frequentemente criticada por prover um modelo em tempo de execução muito limitado para processos mais complexos. Mais confusamente, BPMN 1.0 emergiu e especificou um conjunto muito rico de símbolos para descrever processos, mas não especificou uma semântica de execução, como o BPEL fez. Muitos vendedores queriam criar ferramentas BPMN que utilizassem BPEL, mas isso foi insustentável, já que o BPEL não podia descrever muitas coisas que podiam ser desenhadas em BPMN.

Muitas engines foram felizes em oferecer alternativas, incluindo o jBPM. O jBPM fornece uma sintaxe XML proprietária mais simples chamada jPDL que poderia ser escrita à mão e facilmente incorporada a aplicações.

O Activiti assume um compasso diferente, escolhendo ao invés de adotar BPMN 2.0, que especifica tanto a semântica de execução, quanto a descrição visual de um processo. Isso habilita um ambiente de qualidade, simples e round-trip friendly tanto para analistas de negócio quanto para engenheiros lidando com a representação em tempo de execução de um processo. Assim como jBPM (e, de fato, qualquer projeto bem planejado) o Activiti desacopla o modelo de processo da linguagem e assim é possível escrever outras linguagens de processo sobre o modelo. Diferentemente do jBPM, o Activiti não possui um formato proprietário, exigindo uma tradução confusa para utilizar BPMN 2.0: BPMN 2.0 é o formato nativo. (…) (via infoq.com)