Júri conclui: SCO nunca foi dona do copyright do UNIX: Algum tempo depois da ação judicial da SCO contra IBM, relativa a contratos entre as duas mas em grande parte fundamentada na alegadamente firme convicção de que ela era a detentora do copyright sobre o código do UNIX (e, também alegadamente, as contribuições da IBM ao Linux causavam dano a ela), algo interessante aconteceu: a Novell surgiu em cena e disse que a SCO estava enganada, e o copyright do UNIX não havia sido transferido quando a Novell negociou com ela alguns outros direitos sobre a plataforma, em 1995.

Vídeo demonstra o visual do próximo Ubuntu: Enviado por Jackson (jacksonwendelΘgmail·com): “O Ubuntu ja está dando o que falar, então resolvi postar aqui um video onde ja se pode ver a cara que está recebendo o Lucid Lynx Beta.

Por onde anda o OpenSolaris 2010.03? Dica: o Solaris acaba de deixar de ser grátis: Março está chegando ao fim, e a Oracle ainda não lançou (até o momento em que escrevo, ao menos) o OpenSolaris 2010.03, que originalmente seria 2010.02 mas não pôde ser lançado em fevereiro, ficando adiado para março.

sK1: gráficos vetoriais em código aberto: Descrição, histórico do projeto e fartura de screenshots no site oficial.

GNOME 2.30: Veja no link de referência uma nota de lançamento bem detalhada, em português.

Falha em servidor DNS contamina web com censura adotada na China: Caso algum dia o servidor DNS do seu provedor também sofra algum soluço ou trapalhada, sempre é bom ter anotado em algum lugar seguro os endereços de servidores alternativos como os do OpenDNS ou mesmo os servidores de acesso público do Google, fáceis de decorar, pois não necessariamente a falha se estenderá a eles.

Pesquisa: Android prestes a ultrapassar IPhone em acesso à web nos EUA: Números de vendas e números de tráfego às vezes são distintos, e conclusões precipitadas devem ser evitadas quando se analisa participações de mercado em uma situação tão dinâmica quanto a do tráfego de dados em celulares (o tráfego nessa modalidade cresceu mundialmente quase 200% em um ano), ainda mais quando a fonte dos dados é mais do que potencialmente interessada nas conclusões.

WordPress 3.0: adiantando as novidades: Enviado por André Machado (andreferreiramachadoΘgmail·com): “O site especializado BlogOhBlog.com publicou uma matéria onde mostra uma prévia dos novos recursos da versão 3.0 do popular gerenciador de conteúdos WordPress, usado em massa pela blogosfera, que, segundo eles, será lançada em 1º de Maio.

PlayStation 3 gordo também vai perder compatibilidade com o Linux: O Playstation 3 mais esbelto, lançado em agosto, desde o berço já não oferecia o suporte oficial à instalação de outros sistemas operacionais que o diferenciava, e para alguns usuários permitia aplicações alternativas interessantes (e possivelmente fora do interesse da Sony em usar o console como argumento para vender jogos e conteúdo on-line) a baixo custo. Agora seu irmão mais velho e volumoso seguirá pelo mesmo caminho.

Agência alemã de segurança em TI aconselha interromper uso do Firefox 3.6 até dia 30: Lembra de quando uma agência alemã de segurança recomendou que os alemães evitassem o IE por problemas de segurança, e o Firefox teve um pico de downloads.

Suporte a PowerPC descontinuado silenciosamente no openSUSE e Fedora: Segundo esta nota no OSNews, duas das distribuições que ainda mantinham suporte à arquitetura PowerPC estão mudando de posição: consta que o openSUSE já interrompeu o suporte a ela, e o Fedora irá fazê-lo em sua versão 13 (embora haja uma iniciativa comunitária para manter o PPC como arquitetura secundária no Fedora).

KDE 4.4.2: Enviado por Igor Cavalcante (igorΘcavalcante·eti·br): “Saiu uma nova atualização da plataforma de desenvolvimento do KDE 4.4.

Commodore 64 renasce como PC tudo-em-um: Renascimento deste clássico da era de ouro da microinformática hobbysta (ao menos na opinião deste escriba) tem hardware estilo PC e pode vir com Linux pré-instalado (ou algum derivado do AmigaOS, ou mesmo o Windows 7).

Notícias falsas de primeiro de abril:

Apple adquire Mandriva : Atenta aos avanços da rival Canonical, que a cada nova versão se aproxima mais do visual e comportamento do Mac OS X, a Apple adquiriu, por € 3,14, a distribuição francesa Mandriva, buscando uma maneira de participar do mercado dos netbooks sem canibalizar os demais mercados em que já atua com o seu próprio sistema operacional.

Slackware vai ter acesso à App Store e rodar apps do IPhone e Ipad : Em mais uma ação de marketing surpreendente logo após a aquisição da Mandriva, a Apple anunciou hoje a contratação de Patrick Volkerding para apoiar o desenvolvimento de uma camada de compatibilidade que permitirá à mais antiga das distribuições de Linux em atividade passar a ter acesso à App Store e a rodar os aplicativos desenvolvidos para o IPhone e Ipad.

Confirmado: Linus Torvalds virá ao FISL 2010: SÃO PAULO – Pela primeira vez, o criador do Linux participará do maior evento de código aberto do Mercosul.

E mais: