Ubuntu 10.04 lançado: download oficial e novidades: O seu download do Ubuntu 10.04 já pode começar: os links estão no final deste post, e a nova versão foi lançada cumprindo à risca o calendário definido, apesar do percalço matutino abaixo.

ISO oficial do Ubuntu 10.04 está sendo regerada, lançamento deve demorar algumas horas: Usuários acostumados ao lançamento de novas versões do Ubuntu na metade da manhã (brasileira) da data agendada dessa vez tiveram que esperar algumas horas a mais: a imagem ISO oficial das versões desktop teve que ser regerada devido a um bug (que afetaria severamente os usuários em dual boot) encontrado a tempo, felizmente.

Ubuntu 10.04: PC World brasileira testa e elogia: O Ubuntu 10.04 deve ser lançado hoje, e a PC World brasileira testou (a partir da versão RC, claro) e chegou a uma conclusão bem positiva, que considera a parcela majoritária dos usuários de desktops no Brasil, e evidente a partir do subtítulo: “Quem ainda acredita que ‘o Linux não está pronto para o desktop’ deve ao menos dar uma olhadinha na mais nova versão do Ubuntu, a 10.04″.

Áudio no Linux: explicando e tentando entender: Para ser absolutamente sincero com vocês, preciso confessar que eu parei de tentar entender já há muitos anos.

Na USP, Ballmer critica banda larga e ‘proteção’ ao Linux no Brasil: Texto do G1 enviado por Junior PH (underphyΘgmail·com): “O presidente da Microsoft, Steve Ballmer, criticou nesta quarta-feira (28) a estrutura física da internet brasileira e a posição oficial do governo do país em estimular a adoção de software livre no lugar dos programas Windows e Office, criados pela companhia americana.

Opinião: Por que eu quero que a minha filha seja uma hacker: Enviado por Thiago Massari Guedes (thiedriΘgmail·com): “Depois de ler um post, escrevi em meu blog o porque eu quero que a minha filha seja uma hacker.

Microsoft alega que Android viola patentes; HTC acredita e vai pagar: Segundo a cobertura do Electronista, a MS tentou lançar dúvidas sobre o Android ao alegar que este sistema operacional infringe algumas de suas patentes – como de hábito, não mencionadas.

Pré-pré-alfa: Mozilla libera versão “pré-alfa oficial” do Fennec para Android: Segue trecho da nota do iG Tecnologia sobre o que a Mozilla disponibilizou oficialmente como um pré-alfa do navegador Fennec para a plataforma Android – e um site citado na cobertura classificou como “pré-pré-alfa”, enquanto outro tranquilizou os usuários, pois não há com que se preocupar: ele não causará dano aos aparelhos.

Joomla feliz com a chegada da Microsoft: O pacto com a HTC sobre o Android não foi o único acordo da MS envolvendo software livre anunciado na semana que está encerrando: o projeto Joomla anunciou que a MS assinou os termos de contribuição, e agora contribui para este projeto GPL.

Netbooks: Ubuntu terá menu global, à la Mac OS X, a partir da versão 10.10: Mark Shuttleworth descreve em seu blog os detalhes previstos para o futuro menu global que estará presente na edição netbook do Ubuntu 10.10 (prevista para outubro).

Sony processada nos EUA por remover Linux do PlayStation 3: O caso anterior, sem processo judicial e com devolução parcial do dinheiro, foi na Europa.

devio.us – Provedor de Shell OpenBSD Gratuito: Enviado por Jack Ripoff (jack·ripoffΘgmail·com): “O que você ganha com uma conta shell gratuita?

20 anos depois, e ainda não entendemos reusabilidade: Enviado por Cindy Dalfovo (cindy·dalfovoΘgmail·com): “Quando eu comecei a programar, eu fiquei apaixonada, pela maneira de construir algoritmos lógicas que faziam coisas incríveis.

Adobe confirma suporte a Flash no Android: Trecho do G1 colocando em prática o anúncio da semana passada: A próxima atualização do sistema operacional para celulares do Google, o Android, permitirá que os usuários rodem jogos e aplicativos baseados em Flash.

E mais: