Uma por uma: Entenda por que a FSF não endossa distribuições populares: Enviado por André Machado (andreferreiramachadoΘgmail·com): “É sabido que a Free Software Foundation endossa um número limitado de distribuições, as quais ela considera verdadeiramente livres, como é o caso do GNewSense ou do Ututo.

Firefox quer minimizar travamentos de Flash: Por aí trava?

Estúdio canadense acusa Mozilla de plagiar interface: A MetaLab, empresa canadense de design de interfaces, acusou na terça-feira a Fundação Mozilla de plagiar elementos de interface de usuário para uma ferramenta de desenvolvimento do projeto Jetpack, concebida pela Mozilla para simplificar a criação de add-ons.

Mais um: Digg também troca MySQL por Cassandra: Segundo o The H, os desenvolvedores do Digg anunciaram que estão abandonando o MySQL, que até então gerenciava os dados do popular site de compartilhamento de links, e estão de mudança para o Cassandra, seguindo os recentes passos do Twitter, e também de outros sites de grande porte, a exemplo do Facebook, desenvolvedor original da ferramenta que hoje está incubada no projeto Apache.

O fabuloso Wi-Fi de Jalalabad: como sucata foi transformada em uma rede wireless: A técnica nem é tão nova (eu mesmo já ajudei a divulgar como fazer algo parecido com papelão, cola e papel-alumínio), mas o pessoal da inclusão digital pode se interessar em ver como o pessoal do MIT faz isso em uma rede metropolitana, a partir de sucata.

“Eu gostava de MS-DOS”: Sempre que sinto nostalgia dos programas que usava no DOS na década de 1980, eu procuro o DOSBOX e em 5 minutos a vontade passa ;-) Mas compartilho da opinião do Tiago, autor do artigo do link abaixo, de que o ambiente DOS (incluindo aí o Turbo Pascal, Sidekick, Norton Commander, Clipper, Prince of Persia, etc.

Livro explica como criar distribuição derivada do Ubuntu: Este livro tem como finalidade ajudar os leitores na criação de uma versão customizada ou personalizada do Ubuntu Linux, bem como mostrar a facilidade desse processo de customização.

A nova legislação brasileira de direito autoral: Representantes da Associação Brasileira de Música e Artes e da Associação Brasileira de Direitos Reprográficos são contra. E você?

Adeus, marrom: Ubuntu anuncia novo tema Gtk, novos logotipos e mais : O projeto Ubuntu anunciou, de uma tacada só, a renovação dos principais componentes de sua identidade visual, começando pelos logos e seguindo todo o caminho até as cores da interface, posicionamento dos botões e outros detalhes do seu novo tema Gtk default, chamado de ‘Light’, um dos atributos (a leveza do software) pelos quais deseja ser identificado.

10 plugins essenciais para Firefox: Para mim o plugin essencial é o CoLT.

Dingoo: Diversão movida a Linux na palma de sua mão: Portátil, emuladores variados, jogos, Linux, filmes, música e mais.

De novo: Plano Nacional de Banda Larga é adiado: Segundo a Secretaria de Comunicação do Palácio do Planalto, “o projeto começará neste ano, mas a conclusão ficará sob responsabilidade do próximo governo”, diz a chamada da ComputerWorld.

Nokia apresenta aos desenvolvedores de aplicativos para portáteis as vantagens do Qt: Em evento amazônico, a empresa fala sobre as vantagens que oferece para os desenvolvedores que abastecem a sua loja on-line de aplicativos e apresenta na prática as vantagens da sua adoção do toolkit Qt.

Ação na corte do Québec questiona o uso de software proprietário: Enviado por Masaru Hoshi (hoshiΘhoshi·com·br): “A notícia poderia ser parte do quotidiano brasileiro, mas o fato acontece na província de Québec, no Canadá, onde uma empresa prestadora de serviços na área de desenvolvimento com software livre acusa o Governo de ter prestigiado a Microsoft contra soluções de custo muito mais baratos.

Fedora: estabilidade ou inovação?: Enviado por Henrique “LonelySpooky” Junior (lspookyΘfedoraproject·org): “De tem­pos em tem­pos o Pro­jeto Fedora se agita devido a algum acon­te­ci­mento que leva a intenso debate e até a alguns ânimos exal­ta­dos no calor da dis­cus­são.

Linux Foundation lança loja de acessórios on-line: A Linux Foundation inaugurou a Linux.com Store (store.linux.com), uma loja online onde os fãs do sistema operacional do Pinguim poderão encontrar uma ampla variedade de camisetas, canecas, adesivos e acessórios.

E mais: