Novell será adquirida por US$ 2,2 bi, e Microsoft fica com 882 patentes: Enviado por Valdery Sousa (yredlav3Θyahoo·com·br): “da agência EFE: A Novell anunciou nesta segunda-feira que será adquirida pelo grupo de capital privado Attachmate Corporation por US$ 2,2 bilhões e que venderá parte de seus ativos de propriedade intelectual a um consórcio organizado pela Microsoft.

Devagar com o andor: a central de boatos pós-venda da Novell: Na tarde de ontem, logo após a divulgação de que a Novell finalmente será vendida, mas 882 patentes dela irão parar nas mãos da Microsoft, as máquinas de boatos começaram a girar rapidamente.

Novell avisa que o seu copyright do UNIX não foi passado adiante: A Novell veio a público informar que os direitos autorais sobre o Unix permanecem com ela.

Experimente o KDE 4.5.3 pela web: Enviado por Sandro Andrade (sandroandradeΘkde·org): “Gostaria de experimentar o KDE 4.5.3 pela web com poucos cliques?

Projeto Emesene pede ajuda: Enviado por Bruno Gonçalves (bigbrunoΘgmail·com): “Um dos projetos mais promissores de comunicador instantâneo no desktop livre é o Emesene, porém está enfrentando dificuldades para concluir a versão 2.0.

5 curiosidades sobre GNU e Linux: Enviado por Nícholas André Pinho de Oliveira (nicholasandreoliveira9Θgmail·com): “Por mais que façamos o uso extensivo de certas tecnologias, sempre há algo que ainda não saibamos.

Refrigerador rodando código aberto: Enviado por Gustavo Sverzut Barbieri (barbieriΘprofusion·mobi): “A divisão brasileira da Electrolux acaba de lançar no mercado um refrigerador inteligente baseado em software livre.

Fundador do OpenStreetMap vai trabalhar no Bing Maps, da Microsoft: O OpenStreetMap, fundado em 2004, tem mais de 300.000 contribuintes registrados e seus mapas são disponibilizados sob uma licença livre e copyleft da Creative Commons.

Otimizando o desempenho: com o patch e sem o patch: Enviado por Marcelo Diotto (marceloΘdiotto·net): “Há alguns dias foi divulgado pela Phoronix (“O patch de ~200 linhas que multiplica o desempenho no Linux”) um patch de cerca de 200 linhas de código que foi dito como “milagroso” pois aumenta relativamente a velocidade do seu Desktop Linux.

FreeBSD current compilando com o Clang: Interessante acompanhar o progresso deste compilador livre: faz apenas cerca de 6 meses desde que foi possível pela primeira vez compilar uma árvore do FreeBSD com o Clang, e agora ele já vem no Current com aparente ganho de desempenho.

Driver livre: Extensão do Chrome usa Kinect para navegar por gestos: Trecho inicial da nota no iG Tecnologia: Um novo projeto, desenvolvido por quatro pesquisadores do MIT (Massachussetts Institute of Technology), torna possível que os internautas naveguem em sites da web de uma forma bastante similar à mostrada em filmes futuristas, como o “Minority Report: a nova lei”, dirigido por Steven Spielberg e protagonizado por Tom Cruise em 2002.

Inserção de rootkit no firmware de uma placa de rede: Um pesquisador da empresa francesa de segurança Sogeti ESEC, teria desenvolvido, após estudar o código do firmware de uma placa de rede Broadcom, código demonstrando a possibilidade de alojar um rootkit na própria placa, executando na sua própria CPU, de forma independente da CPU do computador.

Extensão Jimmy Wales para o Chrome coloca o banner do apelo da Wikipedia em toda a web: Se ao navegar na web você alguma vez já pensou: “não estou vendo banners suficientes do apelo do Jimmy Wales para doar para a Wikipedia”, chegou a solução: a extensão Jimmy Wales para o Chrome.

“O que é o Android” – conhecendo os componentes da arquitetura: Este artigo apresenta uma síntese dos principais componentes da plataforma Android, o relacionamento geral entre eles, questões de licenciamento, o papel do kernel Linux e dos demais componentes sob licenças livres, a geração de código nativo e muito mais.

E mais: