Ubuntu 10.04: download e as novidades: O lançamento do Ubuntu 10.04 está previsto para daqui a cerca de 2 semanas, e os entusiastas têm enviado um fluxo contínuo de matérias interessantes sobre o que está por vir.

Mudanças no leiaute do BR-Linux : Ao longo dos últimos dias, realizei várias pequenas mudanças nos arquivos que definem o layout da capa e páginas internas do BR-Linux, com a intenção expressa de reduzir o tempo de carregamento e o tamanho (em bytes) da página.

200%: Oracle apresenta versão beta do MySQL “muito mais rápida”: A Oracle apresentou um beta do que chamou de um MySQL “muito mais rápido” em uma conferência promovida pela O’Reilly, e aproveitou para insistir que continuirá a investir no SGBD de código aberto.

10 coisas que você faz logo após instalar uma nova versão de sua distribuição Linux: O OMG!Ubuntu fez a pergunta especificamente sobre a distribuição que os interessa, mas eu achei uma boa iniciativa (embora um pouco ambiciosa – pouca gente digita tanto em comentários, o pessoal usualmente se concentra mais em criticar as escolhas dos outros) e por isso repliquei aqui com um foco mais amplo, e recebi ótimas respostas.

Livros de programação disponíveis para download: Enviado por André Felipe Dias (andref·diasΘpronus·eng·br): “Indico um link para diversos livros (em inglês) de programação disponíveis para download grátis.

Governo dos EUA conclui que a maioria dos estudos sobre a pirataria são bobagem: Sabe aqueles estudos financiados pela RIAA, BSA, MPAA e outros representantes dos grandes estúdios e distribuidores de conteúdo?

Versões não-Windows teriam dado impulso ao crescimento do Google Chrome: Já mencionamos na semana passada os resultados de março da pesquisa da NetApplications sobre a popularidade de navegadores, mas agora, via iG Tecnologia, chega uma análise secundária que não posso deixar de comentar: o papel da versão para Linux nisso.

Mozilla lança Firefox Lorentz para isolar travamentos de plugins: Em tempos de aplicações rodando “na nuvem” este tipo de recurso que o Firefox (junto outros navegadores populares) está ativando se torna cada vez mais essencial para muitos usuários. Leia também: Apple anuncia WebKit2 e segue a onda dos processos separados para evitar travamentos do navegador.

TBBT: “você é o Internet Explorer do meu Firefox”: Enviado por Pablo Hess (pablonhessΘgmail·com): “Assisti ao episódio mais recente da série The Big Bang Theory veiculado nos EUA e me surpreendi positivamente (mais uma vez) com uma nova citação ao Software Livre.

“Pai do Java” (e avô do GNU Emacs) deixa a Oracle: James Gosling, conhecido como “Pai do Java” por boa parte da comunidade ao redor desta linguagem, anunciou que pediu as contas da Oracle (que adquiriu a Sun recentemente) no último dia 2.

Oi propõe ao governo banda larga de R$ 35: Trecho da cobertura do G1: Um acerto definitivo para o Plano Nacional da Banda Larga (PNBL) parece mais próximo de acontecer.

GNOME: Elementary icons 2.4: Enviado por Henrique Lechner (hlechnerΘgmail·com): “Popular tema de ícones para GNOME “elementary” chega a sua versão 2.4, licenciado sob GPL.

Vídeo: Ilusões de ótica podem fazer download parecer mais rápido: Nenhuma ilusão substitui a rapidez em si, mas quando ela não pode ser garantida, e estamos tratando de interfaces com o usuário, a sensação de velocidade também pode ter o seu valor.

15 novos wallpapers para o Ubuntu 10.04: Preciso ser sincero: nunca entendi e nem entenderei a fixação de determinadas pessoas pelo papel de parede do Ubuntu.

Oracle encerra os CDs grátis do OpenSolaris: A Oracle parou o programa de envio gratuito de CDs do OpenSolaris, e um funcionário da empresa avisou, via fórum on-line, que os links e ícones relacionados a isso no opensolaris.org foram removidos.

Usuário europeu de PS3 recebe compensação financeira por não poder mais usar Linux: Algumas fontes que consultei chamam a notícia de rumor não confirmado, enquanto outros a afirmam como fato.

E mais: