Mandriva 2010.1 final já está disponível para download: Enviado por Manoel Pinho (pinhoΘuninet·com·br): “A versão final do Mandriva 2010.1 (2010 Spring) já está disponível para download por bittorrent e, provavelmente, ao longo do dia as imagens iso também já deverão estar disponíveis nos mirrors oficiais para download por ftp, http e rsync.

G1 analisa criticamente o N900: Marcos Dalvez enviou o link da longa matéria “Nokia N900 vale como brinquedo ‘nerd’, mas falha como telefone” que o G1 publicou na manhã de hoje.

NetApplications de junho surpreende: Chrome, Safari e IE sobem, Firefox e Opera caem: Como voltei a fazer há alguns meses (quando a dinâmica da popularidade de navegadores voltou a se agitar), olhei com atenção para os dados de junho divulgados na pesquisa mensal da NetApplications.

Firefox é o novo browser padrão da IBM: Trechos do iG Tecnologia: Apesar de ter ocupado o primeiro lugar, ano após ano, como o browser mais utilizado do mundo, o Explorer acaba de sofrer um grande golpe: a IBM anunciou ontem a adoção do Firefox como novo navegador padrão da empresa.

O cotidiano de Hans Reiser, criador do ReiserFS: O sistema de arquivos era uma promessa ansiosamente aguardada por legiões de usuários satisfeitos do ReiserFS, quando subitamente, em 2006, a ex-esposa de Hans Reiser – o criador do sistema – desapareceu em circunstâncias misteriosas, e ele logo virou o principal suspeito.

Minitunes lançado para Linux e Mac OS X: “Apenas mais um tocador de música, só que melhor” – é assim que o desenvolvedor Flavio Tordini descreve seu projeto Minitunes, que tem como objetivo oferecer uma interface limpa e inovadora (o que não deve ser muito difícil quando o termo de comparação é o inchado e convoluto iTunes).

“Android 2.2 acaba com a raça do iOS 4 em desempenho de JavaScript”: Mantive a íntegra do título adotado pelo Gizmodo Brasil, no qual tem um gráfico que permite visualizar bem a diferença, e de onde retirei também o trecho abaixo: Testando o navegador padrão do Android 2.2 (no Nexus One) e do iOS 4 (no iPhone 4), a Ars Technica descobriu que o Android não tem comparação no que se trata de desempenho do JavaScript.

Revista portuguesa analisa o Linux à luz do Windows 7: Enviado por Ivan (easbolΘyahoo·com·br): “Interessante reflexão dos nossos primos portugueses, da revista pcguia sobre avanços do Linux e do Windows nos anos recentes.

Nokia afirma que não vai adotar o Android: Trecho da nota no iG Tecnologia: Um representante da empresa negou em seu blog que a Nokia iria adotar o sistema operacional da Google.

Descobrindo a senha do BIOS: Enviado por Benjamim Góis ildefonso da Silva (benjamim·goisΘgmail·com): “Aconteceu comigo recentemente e resolvi compartilhar as informações descobertas, informações que parecem que os fabricantes não querem ver divulgadas.

Lifehacker: O que há de novo no Firefox 4 beta: Texto do Lifehacker traduzido pelo Gizmodo Brasil.

Linux Magazine 68 – infraestrutura de TI: Enviado por Flávia Jobstraibizer (fjobsΘlinuxnewmedia·com·br): “A edição 68 da Revista Linux Magazine está cheia de novidades.

Nova fonte do Ubuntu: tipografia no Linux: Enviado por Julio Cesar Bessa Monqueiro (julioΘgdhpress·com·br): “A Canonical revelou, tempos atrás, uma reforma geral no logotipo do Ubuntu, estreando neste ano um novo tema visual apara seu sistema operacional.

OpenOffice vai ter suporte melhorado a multimídia: Enviado por Marcos Alexandre (marcosalexandre·rodriguesΘgmail·com): “Atualmente o OpenOffice oferece suporte a multimídia no Windows através do DirectX e Linux/Unix através o JMF (Java Media Framework).

Linux Mint 9 em Português: Enviado por Flavio Ferreira Santos (flavioΘsuportelinux·net): “O Linux Mint 9 Isadora com certeza merece sua posição de destaque no DistroWatch, seu foco na facilidade de uso e necessidades dos usuários coloca esta distribuição Linux num patamar acima das outras.

Snapshots COW “de pobre” para backup: Enviado por Pablo Hess (pabloΘhess·net·br): “O Rsync é um programa muito, mas muito competente.

E mais: