Para a Dell, o Ubuntu é mais seguro do que o Windows: Uma das maiores fabricantes de computadores no mundo, a Dell, tem questionado os novos esforços da Microsoft para tornar o Windows mais seguro, afirmando que a distribuição Linux Ubuntu oferece uma maior proteção, principalmente pelo fato de ser menos visadas em ataques à segurança dos PCs, dado o reduzido número de usuários do sistema.

Mandriva na chuva: Faz 35 dias desde que publicamos a primeira notícia sobre a situação na Mandriva (que dizia que vender a companhia era a única alternativa ao encerramento de suas operações), e que logo foi seguida por uma curiosa nota oficial que negava coisas que não haviam sido afirmadas, e deixava de negar outras afirmações bem claras que haviam vazado.

Nada de Ubuntu para tablets, afinal: Mark Shuttleworth, fundador da Canonical, divulgou a informação de que a notícia que circulou no final de semana (e divulgada por aqui) sobre a empresa estar preparando uma versão light do Ubuntu para colocar em tablets foi um erro de interpretação das declarações de um executivo da companhia.

Ubuntu é a nova distribuição inovadora?: Enviado por Rodrigo Carvalho Silva (rcsilva83Θgmail·com): “Publiquei no meu blog um artigo que traça um pequeno histórico de como o Ubuntu vem inovando cada vez mais nas últimas versões e como passou de uma distribuição apenas “user-friendly” para uma distribuição inovadora, título que antes atribuía mais ao Fedora.

Tradução: Fedora pode ser o novo Ubuntu?: Enviado por Cleiton Lima (cleitoncflΘgmail·com): “Trecho inicial da tradução do artigo de Jack Wallen: “Eu sei que isso parece loucura.

Novas telas antecipam o visual do Firefox 4: O OMGUbuntu informa sobre a disponibilização de novas imagens antecipando o visual do Firefox 4.

Estagiário da Mozilla indica caminho para melhorar Firefox: Trecho inicial da nota no IDG Now: Após realizar testes com o Firefox e com o Google Chrome, o estudante de mestrado da universidade de Indiana,  John Wayne Hill, atualmente, estagiário de design de interface na Fundação Mozilla, sugeriu algumas dicas para melhorar o desempenho da inicialização do navegador Firefox.

Um filtro de áudio para remover as vuvuzelas da transmissão da Copa: Quem tem um PC perto da TV onde assiste os jogos da Copa pode se livrar do irritante som das vuvuzelas usando um filtro de áudio fácil de obter, e ligando a saída de áudio da TV à entrada certa da sua placa de som, é claro.

Artigo traduzido: Suporte a Flash no Linux vive dias interessantes: Enviado por Julio Cesar Bessa Monqueiro (julioΘgdhpress·com·br): “Por Roberto Bech, a partir do LWN.net: “Embora muitos proponentes do software livre e da web aberta não gostem do Flash, essa plataforma multimídia se tornou tão difundida que é difícil imaginar a web sem ela.

Criando seu próprio NAS usando o OpenFiler: Acima de um certo volume de transações ou demanda por disponibilidade, soluções dedicadas (de hardware, software e serviços) podem ser a alternativa certa para seu armazenamento em rede em ambientes corporativos – mas em pequenas redes (domésticas, de laboratórios ou mesmo pequenas organizações), um PC robusto e de baixo custo, junto com a distribuição OpenFiler, pode ser uma boa alternativa, se for bem mantido.

WordPress chega à versão 3.0: Seguindo a tradição de batizar as versões em homenagens a jazzistas, o WordPress 3.0 foi batizado de Thelonious em homenagem ao pianista e compositor Thelonious Monk, e traz uma série de novidades, incluindo a presença – agora na versão básica – do recurso que permite gerenciar múltiplos blogs a partir de uma mesma instalação do sistema.

Ironfox: Firefox rodando confinado em uma Sandbox: Uma notícia do OSNews sobre o script Ironfox, que inicia o Firefox em uma sandbox com restrições inteligentes sem remover suas funcionalidades mais comuns me fez pesquisar um pouco sobre uma solução similarmente simples para esta tarefa que me parece bastante útil: proteger o ambiente contra comportamentos indesejados do navegador, de suas extensões, e especialmente do conteúdo das páginas visitadas.

Dicas-L: Link aggregation/Bonding em Linux: Seguem algumas informações e dois scripts úteis para adição e configuração de interfaces em link agregation/bonding em linux.

Shotwell: conheça o sucessor do F-Spot no Ubuntu: Há exatos 30 dias informamos que o F-Spot, aplicação em Mono usada para organizar imagens, seria substituída pelo Shotwell, do qual muitos ainda não tinham ouvido falar. E agora já podemos ouvir falar ;-)

Pacote de servidor de IRC tinha backdoor desde novembro: No passado era bem mais comum, mas confesso que hoje já não conheço mais ninguém que rode um ircd em seus servidores. Mesmo assim, esta notícia é um exemplo interessante do que não fazer.

Chromoting: Chrome OS rodará aplicativos tradicionais de desktop: Enviado por Julio Cesar Bessa Monqueiro (julioΘgdhpress·com·br): “O sistema operacional Google Chrome OS será lançado até o final desse ano, ou seja, você será capaz de comprar um netbook sem o Windows instalado, e sim com o Chrome OS.

E mais: