A 10ª Edição do Debian Day em Porto Alegre ocorreu no sábado (14/8), no Sindicato dos Bancários e contou com a presença de 26 pessoas.

(…) A primeira palestra, após a abertura foi sobre como uma pessoa que não é programadora pode ajudar o projeto Debian. O lider do grupo de Usuários do RS, Luiz Guaraldo, explicou que existem diversas formas das pessoas colaborarem, pois uma das características do Debian é justamente ser um sistema operacional desenvolvido pelos próprios usuários. “As pessoas ajudam com aquilo que podem ajudar só precisam de tempo e disponibilidade”, explicou.

As formas de colaboração são as mais diversas como: empacotar programas; redigir manuais; traduzir documentações; criar imagens/vídeos/identidade visual; divulgar, disseminar e distribuir o programa, testar e reportar os bugs e realizar eventos, como o Debian Day. O trabalho voluntário segundo Guaraldo dá vários retornos, desde conhecimento até amigos.

(…) Ao final os participantes assistiram ao filme The Code a história do Linus Torvald e o desenvolvimento do kernel linux. A Organização foi do Grupo de Usuário Debian RS apoiados pela ASL e o Sindbancários. A TV Software Livre transmitiu ao vivo e foram gravadas entrevistas para a Rádio SL (Software Livre) por Rochele Prass, editora da Revista BrOffice. (via softwarelivre.org)