O serviço de banda larga da NET, o Vírtua, é suspeito de ter sido alvo da ação de um cracker no domingo, dia (11). O suposto invasor teria sido bem sucedido em manipular um servidor de DNS da NET e redirecionar quem tentava acessar o internet banking do Bradesco para uma página falsa.

O problema foi verificado no final do domingo e, de acordo com os posts de usuários da NET em redes como orkut e Twitter, além de blogs, durou desde às 19 horas até pelo menos às 23 horas.

Desenhada de modo idêntico a original, a página falsa solicitava dados que o banco não pede pela web. O objetivo do cracker era furtar dados pessoais das vítimas, provavelmente para aplicar golpes financeiros, como desviar dinheiro de correntistas.

Procurada pelo Plantão INFO, a NET disse que “realizou todos os levantamentos técnicos necessários e não constatou qualquer ocorrência relacionada com os relatos verificados em blogs e afins no domingo passado”.

Já o Bradesco informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que não recebeu nenhuma queixa de seus correntistas sobre a falha da NET. Em nota, a instituição afirma que “caso isso (alguma reclamação) venha acontecer, o banco analisará caso a caso”,

O banco diz ainda que adota uma “rigorosa política de segurança e de privacidade para proteção das informações (dos correntistas)”, o que tornaria improvável que dados furtados sejam usados com sucesso num golpe financeiro.

Enviado por J. Pádua – referência (info.abril.com.br).