“O Desktop Paraná é uma customização do Sistema Operacional Debian GNU/Linux, adaptado às necessidades do Governo do Paraná pela CELEPAR – Companhia de Informática do Paraná através da Gerência de Gestão de Ambientes (GGA).

Além do Sistema Operacional a customização contém a interface gráfica GNOME, além de inúmeros pacotes como a suíte de escritório BrOffice.org (editor de textos, planilha eletrônica, apresentações), navegador de internet Iceweasel (Mozilla Firefox), Lotus Notes (emulado através do Wine), X3270 (Emulador de Terminal para acesso ao Mainframe), entre outros produtos.

A customização Desktop Paraná torna o ambiente muito amigável para o usuário além de reunir num único disco todos os softwares mais necessários aos usuários. E é livre! E o melhor: É 100% Brasileiro!

Testei, Aprovei e recomendo o Desktop Paraná 2.0, Apresentado como um LiveCD/Install, Esta magnifica distro pode ser instalada em aproximadamente 10 minutos, conforme seu processador, memória e tamanho do HD. Minha instalação( levou em torno de 6 minutos).

A surpresa ficou por conta da tela de login. Era necessário solicitar senha à Celepar. Acreditei que demoraria alguns dias, outra alegre surpresa! Em meia hora eu já estava de posse das senhas. As senhas são: usuário= parana, senha= parana. Na próxima versão do CD o usuário entra direto a primeira vez, com comunicação para trocar a senha.

Com toda facilidade das distribuições baseadas em Debian, esta não poderia ser diferente! Com o sistema instalado pude perceber o excelente desempenho, Basicamente tudo que é necessário para utilização do sistema já estava instalado. Faltava adicionar complementos ao navegador. Em poucos minutos o navegador fica a meu gosto. Abri o Synaptic e olhei para quantidade de pacotes (algo em torno de 1000, achei pouco e consultei a aba “ Repositórios”, marquei todas linhas e cliquei em recarregar, agora o total de pacotes é de 23350. Nos minutos seguintes passei a personalizar meu desktop, adicionei novos ícones, renomeei, adicionei um novo painel.

Para testar abri o terminal e solicitei a instalação do Mplayer, fiz o download do meu favorito gerenciador de e-mail“ Thunderbird” e já estou usando-o.”

Enviado por Vitorio Furusho (furushoΘopenoffice·org) – referência (softwarelivreparana.org.br).