Segurança de redes sem fio é um assunto sobre o qual poderíamos discorrer ao longo de múltiplos artigos, sem alcançar soluções satisfatórias que possam sem empregadas em todas as situações.

Mas um mínimo de atenção à segurança dos roteadores e pontos de acesso sem fio que estão na casa de tantos de nossos familiares e amigos hoje já pode fazer enorme diferença – pois o da casa do vizinho provavelmente passará a ser menos seguro que o dele, e isso pode ser suficiente na maioria dos casos em que um potencial atacante não está interessado em algo específico da sua rede – se ele quer é acesso, a mais fácil ou a mais potente serão as escolhidas…

Neste sentido, que tal fazer uma boa ação e passar para estes seus conhecidos alguns artigos explicando o essencial da segurança dos roteadores mais comuns, juntamente com o telefone de alguém que entenda o texto e tope passar 45 minutos lá na casa deles configurando o aparelho e os computadores que se conectam a ele? Este artigo recente, para os roteadores D-Link, pode ser um começo: How To Increase Security By Securing Your D-Link Wireless Router.

Para ajudar os amigos a entender que a preocupação é real, passe também o endereço deste outro artigo recente, que explica exatamente o oposto: como tirar proveito das configurações do roteador sem fio do vizinho para usar a rede dele sem autorização.

CLARO que eu nunca testei nada disso, mas colocando o notebook na janela vejo 9 redes sem fio, e várias delas parecem estar nos critérios para este tipo de teste. Bom assunto para tornar mais animada a próxima reunião do condomínio… Saiba mais (makeuseof.com).