Linus Torvalds comenta os drivers GPLv2 da Microsoft para o kernel [atualizado]: A disponibilização de drivers Hyper-V da Microsoft para o kernel Linux sob a GPLv2 tem sido bastante comentada nos últimos dias, inclusive quanto à importante motivação não mencionada no anúncio oficial, na forma de uma violação prévia da licença, que foi voluntariamente corrigida (após ser apontada por um desenvolvedor) a partir da disponibilização. Veja o que Linus Torvalds tem a dizer a respeito.

Microsoft lança – sob a GPLv2 – drivers Hyper-V para o kernel Linux: A Microsoft se juntou ao conjunto das empresas que contribuem código para o kernel Linux, ao lançar seus drivers Hyper-V, que em breve devem aparecer no linux-next, segundo o LWN.


Boquinha de siri

MS teria lançado driver GPL para o kernel Linux para corrigir uma violação prévia da licença: Às vezes as notícias inesperadas têm motivos curiosos, e parece ser o caso da recente disponibilização de drivers Hyper-V da Microsoft para o kernel Linux sob a GPLv2.

A FSF adverte (de novo) contra o Mono: Para mim os debates contra e favor do Mono e do C# em contextos de software livre já estão ficando monótonos (com perdão do trocadilho involuntário), mas como tivemos nova rodada, vamos ao resumo da notícia: após a recente promessa da Microsoft envolvendo não processar pelo uso de determinadas patentes que podem cobrir o C#, a FSF voltou a se pronunciar a respeito.

Software do módulo de comando Apolo 11 é liberado: Enviado por André Felipe Machado (andremachadoΘtechforce·com·br): “A NASA liberou código usado nos módulos de comando e de aterrisagem (ou seria alunissagem?)

O problema do problema do Linux: Enviado por Ygor Mutti (Mamutti) (mamuttiΘicaju·com): “Há muito tempo discute-se sobre o problema do Linux e qual é o melhor SO. (…)

Iniciando o Linux pelo boot.ini do Windows XP: Enviado por Andre Noel (andrenoelΘubuntu·com): “Esses dias fiz algo inusitado para recuperar o dual boot de uma máquina. (…)

Exploit para o kernel Linux 2.6.30: Foi divulgado um exploit para uma vulnerabilidade anteriormente desconhecida no kernel Linux 2.6.30.

Launchpad, da Canonical, agora é open source: Enviado por Adilson Oliveira (adilsonΘlinuxembarcado·com·br): “Completando um movimento que começou a cerca de 1 ano, hoje, 21/07/2009, a Canonical liberou os fontes de sua plataforma de desenvolvimento de software colaborativo, Launchpad, sob AGPLv3.

Instalando o Linux no Mac : Se por alguma razão você quer instalar o Linux em seu micro com o Mac OS X, este artigo explica como instalar o Ubuntu usando o VirtualBox em um Mac Intel rodando o Tiger ou o Leopard.

O Google Chrome OS e a comunidade: “Tradução do artigo original da LWN, de Jonathan Cobert, por Roberto Bech: “No dia 7 de julho, o Google contou ao mundo sobre um projeto chamado “Google Chrome OS”. (…)

Migração para Linux nas escolas russas estaria indo de mal a pior: A cobertura vem dos hermanos do Vivalinux com ar, a partir de um relatório mais longo do NoChoice.ru, e leva à conclusão de que o governo russo poderia ter escolhido melhor a empresa escolhida para levar o Linux a todas as escolas do país – e que não é só por aqui que os planos governamentais de levar software livre à população e às escolas assumem ares de opereta.

Intel agora é a segunda maior fonte de código do kernel Linux: Este post de Matt Asay analisa os dados apresentados na semana passada por Jon Corbett durante o Ottawa Linux Symposium, que mostram que a Intel ultrapassou a Novell e a IBM e agora é a segunda maior contribuinte de código para o Linux, atrás apenas da Red Hat.

Adobe faz duas apostas em código aberto: Enviado por Ricardo Rabelo Mota (ricardorrmΘibest·com·br): “A Adobe anunciou esta semana duas novas iniciativas no campo do código aberto.

GNOME 2.28 adota enfim o WebKit: Enviado por Leonardo Fontenelle (leonardofΘgnome·org): “Mais de um ano após o anúncio de que o navegador Epiphany abandonaria o Gecko, o GNOME 2.28 vai finalmente acrescentar o WebKitGTK+ como dependência externa.

A semana no BR-Linux: Internet interplanetária, falha no Firefox 3.5, Chrome OS: NASA desenvolve protocolo aberto para Internet Interplanetária: Imagino que a latência dessas conexões seja ainda maior do que a de quem usou os servidores DNS do Speedy em semanas recentes.

Corrigindo o desempenho de vídeo Intel no Ubuntu 9.04: Enviado por Leonardo Fontenelle (leonardofΘgnome·org): “Muitos usuários sentiram uma piora no desempenho do vídeo onboard Intel ao atualizar o Ubuntu para a versão 9.04 (Jaunty Jackalope).

Mais tempo de vida para o Fedora: Enviado por Henrique “LonelySpooky” Junior (henriquecsjΘgmail·com): “Uma das maiores reclamações dos usuários Fedora sempre foi o curto ciclo de vida de cada uma das releases.

E mais: