Google alerta usuários do IE6: façam upgrade para o Firefox ou o Chrome: O Google passou a considerar o Internet Explorer 6 como não suportado pelo seu popular serviço Gmail, e seus usuários passam a receber a sugestão de fazer um upgrade – para o Chrome ou o Firefox 3 – para ter acesso a todos os recursos do serviço, e ainda contar com o dobro da velocidade, segundo consta na mensagem exibida.

O OpenOffice está mesmo profundamente doente?: Continuando na trilha do debate sobre a saúde do desenvolvimento do projeto OpenOffice.org, mantido pela Sun, a partir da discussão iniciada no final de 2008 por um integrante do projeto e funcionário da Novell (saiba mais em “O OpenOffice está morrendo?“), Matt Asay dedicou seu espaço na CNet a aprsentar seu interessante ponto de vista, que afirma que o fenômeno foi percebido corretamente, mas as causas estão erradas.

Debian 5 se aproxima – incluindo Blobs, agora referendados por votação da comunidade: As controvérsias sobre a inclusão de BLOBs e trechos puramente binários, sem código-fonte equivalente, especialmente no caso de firmware transferido em tempo de execução a dispositivos externos, já se arrastam por anos, e mais uma vez foram objeto de uma votação pela turma do Debian, conforme se aproximava uma data prevista para lançamento da nova versão da distribuição, cujo nome é Lenny.

Linguagem C Foi a que mais cresceu em popularidade em 2008: “Segundo o índice de popularidade das linguagens da TIOBE a linguagem de programação que mais cresceu em popularidade no ano de 2008 foi a Linguagem C.

Phoenix apresenta sistema que dá boot expresso em desktop Linux enquanto o Windows vai carregando em background: “”A fornecedora de BIOS, Phoenix Technologies, lançou o software HyperSpace que permite inicializar o laptop em menos de 30 segundos para tarefas básicas como navegar na internet.

Vivalinux com ar: Os 10 plugins do Firefox mais populares em 2008: Os hermanos do site Vivalinux.com.ar publicaram uma lista dos 10 mais, considerando o número de downloads como o critério de classificação.

Emulador de GameCube e Wii: “Dolphin é um emulador de gamecube e nintendo Wii, e diz ser possível rodar Rayman II.

Android já roda em netbooks – o que vem por aí?: Uma matéria do The Inquirer trata do Android rodando em netbooks, com o relato de 2 usuários que, a partir do código-fonte do sistema do Google baseado no Linux e de 4 horas de trabalho, compilaram e rodaram o sistema em seu Asus EEE PC 1000H.

Aprendendo a programar com Python: “João Paulo Farias em um post na lista python-brasil, disse que está escrevendo um blog como uma espécie de tutorial, com o intuito de ensinar a programar com linguagem Python, voltado ao público iniciante, mas iniciante mesmo.

Firefox passa dos 21%; IE abaixo dos 69% do mercado pela primeira vez desde 1999: Segundo o relatório mensal da Net Applications, o Internet Explorer caiu mais do que 1,5 pontos percentuais em Dezembro, ao mesmo tempo em que Firefox, Chrome e Safari cresceram.

Saiba como instalar um corretor ortográfico adaptado à nova ortografia: A reforma ortográfica, que muda algumas regras de nossa língua portuguesa, já está valendo.

Info: BrOffice tem corretor atualizado, Word não: O corretor ortográfico para o Microsoft Word em português não tem prazo para ser atualizado à reforma ortográfica. Enquanto isso, o BrOffice larga na frente.

Extensões do Firefox recomendadas para desenvolvedores web: “Hoje em dia é difícil para muitos imaginar o desenvolvimento web sem o auxílio do Firefox.

Matando a saudade do MSX com o Ubuntu: “O MSX foi o primeiro 8 bits de muita gente.

Novas regras para contratação de TI no governo federal: “Parece que 2009 é o ano em que o governo federal vai arrumar a casa em relação a terceirização de serviços de TI.

E mais: