Existe uma guerra Fedora X Ubuntu?: Um dos embaixadores do projeto Fedora no Brasil publicou em seu blog sua visão sobre a idéia da existência de uma guerra “Ubuntu X Fedora”.

FISL 2009 divulga primeira lista – e errata – de palestrantes aprovados (atualizado): Segundo nota no site do PSL-Brasil, a Comissão Organizadora do 10º Fórum Internacional Software Livre divulgou nesta segunda-feira, 25 de maio, a primeira lista de palestrantes aprovados para o evento.

Hackintosh: Como instalar o Mac OS X com o boot-132: Instalar o Mac OS X em um computador não fornecido pela Apple pode ser uma tarefa difícil, além de potencialmente violar o DMCA (nos EUA) e os termos de licenciamento do sistema operacional. Mas um software de código aberto pode mudar um pouco esta situação.

“Pirataria”: alvos prioritários da repressão serão São Paulo, Rio, Brasília, Ribeirão Preto e Curitiba: De acordo com o Ministério da Justiça, a execução de um plano nacional de combate à pirataria faz parte de um compromisso do Brasil com a Organização Mundial do Comércio (OMC).

Ministro quer menos internet e mais TV: Ao participar da abertura do 25º Congresso Brasileiro de Radiofusão, ontem (19) o ministro das Comunicações fez uma declaração provocativa que desviou, por instantes, o foco do evento.

OpenMoko – Celular livre será vendido no X FISL: “Será vendido no X FISL o celular OpenMoko, desbloqueado e com a possibilidade de receber aplicativos desenvolvidos pelos usuários e programadores da comunidade.

GNOME, KDE e o trem da História, parte 2: O Elvis Pfützenreuter, integrante do seleto grupo dos dinossauros da comunidade Linux brasileira que continuam atuando na cena do código aberto, publicou o segundo volume da sua análise sobre o desenvolvimento histórico dos projetos KDE e GNOME, aprofundando a comparação sobre suas arquiteturas, as questões do Qt e Gtk+, e a forma como cada um deles responde a uma série de demandas.

Procure os disquetes de 5 1/4: saiu o DOSBox 0.73: Saiu uma nova versão do emulador DOSBox, que permite rodar no Linux (e em diversos outros sistemas operacionais) jogos e aplicativos feitos para MS-DOS.

Google não quer que extensões para o Chrome possam comprometer estabilidade e desempenho: Durante a Conferência Google I/O, realizada esta semana na California, o Google aproveitou para apresentar detalhes sobre como será a arquitetura de extensões do seu navegador Chrome, que naturalmente não deixará de seguir a tendência de permitir que o público em geral agregue funcionalidades ao aplicativo por meio deste recurso.

KOffice 2.0.0 lançado – com suporte a extensões, no estilo do Firefox: Que tal um sistema que permita ao público em geral contribuir funcionalidades para uma suíte de aplicativos de escritório, a exemplo do que ocorre com os navegadores?

Nas bancas: Ubuntu User, lançamento da Linux New Media: A Linux New Media, que no Brasil edita a Linux Magazine (A Revista do Profissional de TI) e a Easy Linux, entre outras publicações, anunciou o lançamento da revista Ubuntu User, a cargo da Linux New Media USA.

Linux Magazine 54 traz CD e DVD do OpenSolaris: A turma da Linux Magazine avisou que já está disponível a edição 54 da revista, trazendo como brinde um Live CD instalável do OpenSolaris 2008.11 e um DVD com recursos para esse sistema operacional.

OpenSolaris + Ubuntu: Nexenta Core Platform 2: O Nexenta, combinação de um kernel do OpenSolaris e componentes do Ubuntu, anunciou o lançamento de sua versão Core Platform 2.

Pesquisa da IBM aponta situações favoráveis ao Linux no desktop corporativo: A conclusão em destaque me parece óbvia, mas mesmo assim vejo bastante gente que diz discordar, tanto por achar que ela é pessimista, quanto por achar que é exageradamente otimista.

Lançamento do USBManager: “Lançamento de uma ferramenta simples desenvolvida em pyGTK por um brasileiro visando ajudar os iniciantes no mundo Linux a gerenciarem dispositivos de armazenamento via USB.

Livro livre: Python Para Desenvolvedores: Livors nacionais sobre tecnologias em código aberto são sempre bem-vindos, ainda mais quando o próprio livro está sob uma licença aberta e disponível a todos os interessados.

E mais: