“”Países se juntam à África do Sul, que na última sexta enviou sua objeção à ISO contra a aprovação do padrão da Microsoft. O Brasil e a Índia se manifestaram contra a adoção do formato Office Open XML, da Microsoft, como padrão internacional.

Os países se juntam à África do Sul, que na última sexta enviou sua objeção à Organização Internacional de Pdronização (ISO, em inglês) e à Comissão Internacional Eletrotécnica (IEC), órgão que aprovaram o OOXML. Membros de um comitê conjunto aprovaram o padrão em 29 de março. Críticos se opõe ao processo de aprovação rápida (chamado “Fast Track”) usado para aprovar o padrão. No modelo, se um rascunho de padrão é rejeitado, um grupo é definido para discutir as melhorias e atualizar a versão.

Os delegados tiveram apenas cinco dias para lidar com mais de mil mudanças e críticas técnicas na norma. No dia, muitas mudanças foram votadas, porém depois o processo se tornou moroso e a versão final do texto ainda não foi publicada. A reunião apressada e o atraso na divulgação do padrão foram motives de crítica do Brasil e da África do Sul, segundo post no blog do advogado de padronização Andy Updegrove.

Porta-vozes da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) não foram encontrados para comentar o assunto. Os CEOs da ISO e da IEC Têm um mês para avaliar a apelação e chegar a um acordo com as autoridades locais. A ISO não revela quantas apelações recebeu ao todo.

Segundo publicou o IDG Now, a importância do padrão OOXML vem diminuindo, com o anuncio da Microsoft de que vai suportar o padrão aberto OpenDocument Format no Office 2007, versão atual do seu pacote de produtividade, a partir de 2009.””

Enviado por Manoel Pinho (pinhoΘuninet·com·br) – referência (idgnow.uol.com.br).