Leonardo (usuário não registrado) em 17/10/2008 às 9:46 am

Tive problemas com a placa wireless Realtek RTL8187B assim que comprei um notebook, desinstalei o Librix (cujo driver estava instalado) e instalei o Ubuntu. Não conseguia fazê-la funcionar com o ndiswrapper e um driver modificado da RTL8187 nativo para Linux não funcionava com WPA. Entrei em contato com a Realtek e eles me enviaram um driver nativo para Linux que funciona perfeitamente com essa placa. Bastou compilar o driver, copiar os módulos para a pasta /lib/modules//misc e inserir entradas no arquivo /etc/modules para que eles fossem levantados no boot. Pronto! Simples e indolor, ao menos para mim que uso Linux há bastante tempo. Fiquei contente ao ver que o recém-lançado kernel 2.6.27 já tem suporte a essa placa, só não entendo o motivo pelo qual a Realtek não disponibiliza para download no site deles esse driver que eles me mandaram. O e-mail do suporte a wireless deles é wlanfae@realtek.com.tw, caso alguém necessite. Como não vi no pacote deles algum indício de que eu possa redistribuir o driver que eles me mandaram sem problemas, prefiro não deixar e-mail meu para contato aqui, melhor que entre em contato direto com eles (in English).

Fenor (usuário não registrado) em 17/10/2008 às 1:44 pm

Boa iniciativa!
Achei gozado o cara ter dito que demorou meses pra configurar a placa e depois disse que o mitor de “configurar placas Wireless no linux é difícil” não é verdade…hehehhe
Mas é isso aí mano, gostei do Blog!
Abraço

Daniel (usuário não registrado) em 17/10/2008 às 8:26 pm

Leonardo,
Minha wi-fi Realtek não funciona no Ubuntu, 8.04.
Ela é reconhecida assim:
Bus 006 Device 002: ID 0bda:8189 Realtek Semiconductor Corp.

Seria a mesma placa que você possui?

Leonardo (usuário não registrado) em 18/10/2008 às 9:18 am

Daniel,
Minha wi-fi é exatamente essa. Segue a linha copiada aqui:
Bus 006 Device 002: ID 0bda:8189 Realtek Semiconductor Corp.
Recomendo a você entrar em contato direto com a Realtek pelo e-mail que eu falei. Você sabe compilar o driver?
Se você tiver alguma dificuldade, posso entrar em contato com eles para saber se posso redistribuir o driver compilado para você e ensino como instalá-lo.
De qualquer forma, isso vai ser preciso ser feito por pouco tempo, pois o kernel 2.6.27 já tem suporte nativo a essa placa e em breve as distribuições começarão a vir com ele (Mandriva 2009.0 já saiu do forno).
Att.

Daniel (usuário não registrado) em 19/10/2008 às 10:30 am

Leonardo,
Mandei um e-mail para eles na Sexta-feira e estou aguardando uma resposta. Acredito que irei esperar mais um pouco antes de passar para o novo Ubuntu, e assim, permanecendo na versão LTS, precisarei deste driver.
O seu notebook é um W7645? Caso positivo, você conseguiu fazer o modem dial-up funcionar também?
Att.

Leonardo (usuário não registrado) em 19/10/2008 às 7:24 pm

Daniel,
Meu notebook é sim um Infoway W7645 como o seu. Não consegui fazer o modem funcionar, mas foi porque eu nem tentei. Eu tenho internet a cabo compartilhada pelo roteador wireless entre o notebook e o desktop aqui de casa, então não me interessei em pesquisar sobre o modem.
Att.

Daniel (usuário não registrado) em 19/10/2008 às 7:58 pm

Leonardo,
E o atalho Fn + F3 para mudar para monitor externo? Aqui funciona apenas antes de iniciar o X.org, se fizer isso depois o X trava. Você sabe como fazer pra isso não ocorrer?
Se você puder ver se consegue disponibilizar para mim o driver compilado eu ficaria grato,
Att.

Leonardo (usuário não registrado) em 20/10/2008 às 9:53 am

Daniel,
É o seguinte: esse problema foi resolvido por mim com uma configuração que eu fiz para que o suspend/resume funcione. No meu notebook, tudo está funcionando normalmente, mas eu tive que criar um arquivo.

No console, digite:
sudo gedit /etc/pm/config.d/WORKAROUND
Copie e cole o seguinte texto e depois salve o arquivo:
SUSPEND_MODULES=”ehci_hcd”

Isso aí resolveu o problema do suspend/resume e o problema do Fn + F3 que você falou. Testa aí e me diz se funcionou. Esse procedimento foi necessário em um desktop instalado Fedora 9 que tenho em casa (chipset Intel) e em um notebook da STI instalado Mandriva 2008.0 (chipset VIA) que eu tive contato. Espero que o kernel 2.6.27 tenha resolvido esse problema.

Daniel (usuário não registrado) em 20/10/2008 às 9:18 pm

Leonardo,
Antes mesmo de ler a sua mensagem eu me decidi por testar a versão beta do Ubuntu, 8.10. E nele realmente o Wi-fi está ótimo.
O Fn + F3 não funciona (Não ocorre nada quando pressionado, melhor assim que travando o sistema…rs).
Tentei usar a sua dica para ver se ele funcionava, mas mesmo assim não funcionou.
Como nem tudo são flores, há uma situação estranha…Eu utilizo o meu notebook com um monitor 19”, geralmente antes de chegar a tela de boot eu já troco o vídeo no notebook para este monitor e fechava a tampa do notebook. Agora quando faço isto e o X inicia, não aparece nada na tela. Abro o notebook e o GDM aparece nas 2 telas, mas com a menor resolução, a da tela do notebook.
Logando no sistema, a tela pisca e assim a resolução é ajustada no monitor externo e a tela do notebook apaga, neste ponto eu posso fechá-lo.
Tirando este problema, está tudo funcionando perfeitamente bem.
Tem idéia do que pode ser?