Estou testando o BR-Linux em uma plataforma diferente: o WordPress. Antes de prosseguir, quero fazer uma declaração: Como já tentei deixar claro no aviso de que iria promover mudanças, isso de nenhuma maneira reflete um mau juízo sobre o Drupal, que me serviu bem entre 2005 e 2007, e é um CMS excelente: versátil, completo, seguro e cheio de recursos. Mas eu estou usando cada vez menos dos pontos fortes do Drupal, e creio que está na hora de fazer o trade-off, trocando boa parte destes recursos por um sistema mais simples para eu administrar e manter.

A escolha pelo WordPress ainda não é definitiva, mas ele está ganhando entre os que eu avaliei. Eu sei que tem bastante gente que prefere (de maneira fundamentada) XOOPS, Plone, Joomla, Mediawiki, Typo3, e107, blosxom, Movable Type e vários outros. A todos, quero lembrar que a minha escolha é bem subjetiva e considerando o BR-Linux como o meu blog pessoal – não é uma atividade profissional que exigiria colocar na ponta do lápis todos os custos e benefícios. Quero escolher uma plataforma que me dê pouco trabalho para manter, e que me divirta pelos próximos anos, assim como o Drupal me divertiu :)

Passei algumas horas deste sábado rodando meu conversor de temas e plugins Drupal para WordPress, e agora está tudo mais ou menos ajeitado, pelo menos na superfície. Agora vocês estão convidados a testar, e me dizer o que acharam, e o que encontraram de errado, aqui nos comentários dessa notícia, ou na equivalente que eu publiquei lá no site antigo, em Drupal.

Notem que eu quero apenas testes de uso comum do sistema, coisas que um usuário faz no dia a dia. Se você tem a intenção de fazer um teste avançado, teste de stress ou qualquer outro, converse comigo antes para vermos como melhor fazer isso. Também não precisam se preocupar muito com aspectos visuais e de layout, pois eu estou negociando uma análise profissional do assunto, e provavelmente mudarei profundamente o layout e o design em breve.

Algumas observações adicionais:

Vou atualizar a lista acima conforme forem surgindo novidades. Obrigado, conto com seus comentários, e vamos em frente!