“Em encontro realizado, hoje, pelo Instituto de Tecnologia em Informática e Informação do Estado de Alagoas – Itec, o palestrante Henrique Salatino Miorelli, diretor de Desenvolvimento da Companhia de Informática do Paraná – Celepar defendeu o uso de softwares livres nas repartições públicas como solução para diminuir os gastos do governo e como alternativa para redução da exclusão digital.

Segundo Miorelli, o governo estadual do Paraná conseguiu reduzir 85 milhões, desde 2003, com a adoção de softwares livres. “O software livre pode não ser totalmente gratuito, porém o custo é infinitamente menor, além de dar liberdade ao usuário para poder executar, copiar, distribuir, estudar, modificar e aperfeiçoar o software”, explica.

Para exemplificar a aceitação e a facilidade dos softwares livres, Miorelli falou dos serviços oferecidos pela Celepar, entre eles o Paranavegar, que oferece telecentros à população de baixa renda, proporcionando a inclusão digital através de computadores que, mesmo utilizando o sistema Linux, e softwares como Mozilla e BrOffice, proporcionam o aprendizado da população sem maiores dificuldades.
Miorelli ressaltou que as conquistas obtidas pela Celepar se deram devido ao investimento do governo do Paraná na área de tecnologia, além da centralização dos serviços de TI na companhia e da parceria com as secretarias e órgãos estaduais. “O governo ganhou bastante quando começou a investir na área tecnológica, buscando, ao mesmo tempo, soluções de diminuição de despesas, e decretando a migração de todos os sistemas de informática para a Celepar”, ressalta.

Os questionamentos feitos pelos gestores de Tecnologia da Informação (TI) do estado de Alagoas foram a respeito dos gastos com capacitação para o uso de software livre. Miorelli explica que os gastos são reduzidos se comparados com a aquisição de licenças de softwares, mas afirma também, que ainda há muita resistência por parte dos servidores públicos em aderir ao uso de produtos de código aberto.

A palestra de Miorelli foi promovida no III Encontro de Gestores de Tecnologia da Informação, que faz parte do projeto do ITEC denominado “Governo Eletrônico Integrando a Gestão Pública”, que visa formar uma rede integrada de gestores e técnicos atuantes em projetos voltados ao Governo Eletrônico e às Tecnologias da Informação no poder executivo através da realização de encontros periódicos, presenciais e virtuais, objetivando o compartilhamento de conhecimento e experiência, bem como o fortalecimento da memória organizacional do Governo do Estado.

Enviado por Isabelle Carvalho (isabelle·carvalhoΘitec·al·gov·br) – referência (itec.al.gov.br).