Desconfiança de pirataria de Linux faz professora colocar alunos na detenção: “Uma professora – obviamente mal-informada – encontrou alguns dos alunos dela demonstrando e distribuindo o HeliOS Linux, e, entendendo se tratar de ação ilegal (como ela diz na carta que enviou ao HeliOS, “nenhum software é gratuito/livre”), ameaçou denunciar o HeliOS por fraudes.

Tanenbaum: Por que os computadores não funcionam sem parar?: “O criador do Minix e czar dos sistemas operacionais Andrew Tanembaum se manifesta mais uma vez sobre o mesmo tema de sempre.

Quem ganha? Benchmarks comparam: Ubuntu, Fedora, OpenSolaris e FreeBSD: “O site dedicado a Software Livre e hardware Phoronix publicou recentemente um comparativo de velocidade (benchmark) na realização de diversas tarefas entre os sistemas operacionais mais conhecidos baseados em kernels de código aberto: Ubuntu, OpenSolaris e FreeBSD.

Microsoft anuncia seu sistema open source de gerenciamento de conteúdo: “A Microsoft desenvolveu e disponibilizou através do seu site CodePlex uma versão alpha de um novo sistema open-source de gerenciamento de conteúdo, com o codinome “Oxite”.

Inusitado? Microsof lança concurso para soluções open source para o Office 2007: “Achei, no mínimo, inusitado este concurso: “Você sabia que é possível desenvolver soluções para o Microsoft Office 2007, que gerem documentos em formato Open XML e Open Source.

Xerifes da web: Cybercafés de cidade chinesa obrigados a instalar Linux Red Flag: Segundo o contexto apresentado, pode se tratar de uma regressão, e não de um avanço, para a liberdade: a medida é justificada em nome do combate à pirataria, mas a notícia da Associated Press informa que até mesmo os cybercafés que usam software licenciado estão sendo obrigados pelo governo a migrar para o Red Flag Linux, por cujas cópias recebidas do governo precisam pagar uma determinada quantia.

Chineses: usem Linux!: “Complementando a noticia: “Xerifes da web: Cybercafés de cidade chinesa obrigados a instalar Linux Red Flag”, uma analise sobre o que teria motivado essa decisão, estrategias da Microsoft e a conclusão de que quem sabe o próximo país a tomar a mesma atitude será o Brasil.

O que está acontecendo na Mandriva: tempestade e bonança: Via Vladimir Melo: Era de se esperar que o novo CEO da Mandriva, Hervé Yahi, cortasse custos em razão da situação financeira da empresa, mas acredito que as recentes decisões causaram surpresa.

Linux e Unix: segredos do comando cp: “Alguns comandos, como o cp, parecem tão prosaicos e simples que não paramos para analisar o que podemos desfrutar deles.

Dolphin: gerenciador de arquivos: “O Dolphin é o gerenciador de arquivos padrão do KDE4, que veio substituir o Konqueror (que a partir desta versão do KDE, passou a ser somente navegador web).

NET lança projeto de banda larga com 60 Mbps em SP: Serviço será gratuito para clientes do pacote NET Combo HD Max.

INFO Online: Adapte o BrOffice.org à nova ortografia: Os fãs do OpenOffice ficam, em muitos casos, na frente dos usuários do Microsoft Office, pela agilidade do mundo do código aberto.

Google Chrome deve sair da fase beta “em breve”: Pressionado por usuários, o Google deve romper com a política de manter os seus produtos em beta indefinidamente e fazer o lançamento oficial do Chrome.

Ragnarok no Linux: “Quando fiz minha migração para Linux eu fiquei pensando como ia continuar jogando Ragnarok Online. (…)”

Lançado o Amarok 2.0: “Foi liberada em 10 de dezembro a nova versão de um dos players multimídia mais conhecidos.

Slackware 12.2: “Foi anunciado o lançamento do Slackware 12.2.

FSF processa Cisco por violações da GPL: A Free Software Foundation [da qual sou membro] anunciou ontem que abriu processo contra a Cisco, alegando que, ao comercializar diversos itens com a marca Linksys, a Cisco violou a licença de uma série de softwares cujo copyright é da FSF, tais como o GCC, binutils, e a glibc.

E mais: