Ubuntu 8.04: download, análise e screenshots do Hardy Heron: O lançamento do Ubuntu 8.04 foi na manhã de hoje, e os links para download e para os torrents já estão disponíveis (prefira os torrents.

Vídeo: Hans Reiser considerado culpado pelo assassinato de sua esposa: “Embora essa notícia não seja exatamente técnica, ela está relacionada com o mundo Linux. Leia também: InfoWorld: ReiserFS vai continuar, mesmo sem Hans Reiser.

FISL e a transparências das contas em eventos da comunidade: Os usuários se manifestam sobre a questão da transparência nas contas de eventos e iniciativas de software livre que sejam realizadas no âmbito da comunidade, com participação de voluntários, cobrança de inscrições dos interessados e patrocínio de entidades governamentais.

Campanha contra o projeto de lei 607/2007 de regulamentação das profissões da área de informática: “Recentemente, o projeto de lei PLS 607/2007, que visa regulamentar as profissões da área de informática, voltou a tomar vida no Senado.

Código aberto chega aos quadrinhos do Homem de Ferro: “Uma alegoria em que Tony Stark, a identidade secreta do Homem de Ferro, representa Bill Gates e a Microsoft, e o desconhecido Ezekiel Stane faz o papel do código aberto e do Linux, é o que promete a revista “Invincible Iron Man”, que a Marvel Comics lança em maio, na esteira do filme do mesmo personagem.

Vivalinux com ar: Saiu o beta do gNewSense 2.0, distribuição ultra-ortodoxa apoiada pela FSF: “Já está disponível a versão Beta do gNewSense 2.0, a distribuição ultra-ortodoxa apoiada pela Free Software Foundation baseada no Ubuntu mas que não inclui nenhum componente que seus mantenedores não considerem completamente livre. Veja também: Saiu o live CD do gNewSense 2.0, distribuição ultra-ortodoxa apoiada pela FSF.

Lançado o primeiro alpha do KDE 4.1: “A prévia do que está para ser lançado em Julho, já está pronta.

Ubuntu, Pidgin, Firefox: saiu a lista de vencedores do prêmio dos leitores do Linux Journal de 2008: Há anos o Readers’ Choice Awards é uma leitura interessante, inclusive por ser mantido pela mais antiga publicação em atividade sobre o Linux, o histórico Linux Journal, originalmente integrante do Linux Documentation Project.

Funpidgin: fork do Pidgin pretende ser mais próximo da comunidade de usuários: A Wired informa sobre o Funpidgin, recente fork do Pidgin que tem a proposta de colocar os usuários no controle dos recursos que devem ou não ser incluídos no aplicativo.

INFO pergunta: Um dia a Receita vai ter versão Linux e Mac?: Entra ano e sai ano, é a mesma coisa: na hora do Imposto de Renda, a Receita só fala em Windows e Java, nada de menção a outros sistemas operacionais.

E mais: