“O Uruguai vai encomendar um novo lote de 200 mil laptops educacionais. A informação foi divulgada pela Ceibal, empresa pública de TI que serve ao ministério da Educação local. O governo uruguaio já realizou licitação, há um ano, para comprar 200 mil computadores portáteis.

Na época, a OLPC, desenvolvedora do XO, venceu a compra pública, da qual participou a brasileira Positivo, que ofereceu o ClassMate PC, da Intel. Agora, os uruguaios investirão mais recursos para dobrar o número de máquinas nas mãos das crianças locais. Podem participar da compra pública integradores de vários países e oferecerem diferentes plataformas.

No Brasil, um leilão do tipo foi feito no final de 2007 e a Positivo ganhou (mas não levou) a licitação para vender 150 mil ClassMate PCs. O governo, no entanto, recuou de sua decisão de compra, alegando que o preço de laptops educacionais ainda está alto demais. A Positivo justificou a diferença explicando que, no Brasil, a concorrência pública fazia diversas exigências que encareciam o preço do produto, como por exemplo, oferecer garantia de 3 anos, treinar professores e montar redes de internet.”

Enviado por Helge Panzer Kampfwagen – referência (info.abril.com.br).