Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Opinião: As Vozes do Software Livre

Notícia publicada por brain em novembro 4, 2004 01:08 PM | TrackBack


Buick Sk (buick@microlink.com.br) enviou este link da coluna de Antônio Marcelo acompanhado de uma apresentação: "Conheci o Antônio Marcelo, quando este estava ainda engatinhando no mundo Linux e quis auxiliar como palestrante na I EXPOSALT, aqueles eram tempos bicudos... Onde muitos que hoje vejo falando sobre SL perseguiam massivamente os que tinham ou tentavam implementar outros OS que não fosse o Windows NT (na época).... Acho muito importante que outros e antigos profissionais que eram daquela época comecem a protestar o uso errado e 'agasalhador' que alguns vira-casacas adotaram somente para aproveitar a 'Onda Politica' que alguns partidos politicos adotaram. Não preciso por nome aos bois..... parabéns ao Antônio Marcelo por este excelente artigo."

Trecho da coluna: "Esses indivíduos hoje tentam sintonizar a voz de uma comunidade, que nunca precisou deles antes, e que se mantém sozinha por si só, pois gera conhecimento e tecnologia. É extremamente decepcionante ver que as pessoas que realmente lutaram pelo software livre hoje estão sendo postas de lado em favor de interesses políticos e econômicos. É lamentável, mas isso está acontecendo e muitas pessoas estão cegas para o fato. Quem move o software livre não são essas pessoas, e sim os idealizadores de projetos, os programadores e os colaboradores que têm a força de criação, não os oportunistas que tentam laurear para si as honras em busca de ilusões de poder. Onde estão as vozes da comunidade livre? Garanto que não está com esses indivíduos, e sim com as pessoas que realizam e mantêm os projetos, por mais dificuldades e falta de apoio que elas tenham. São as que estão mantendo a chama acesa e gerando a tecnologia que precisamos como ferramenta de igualdade social. "

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Tonny Faccinele () em 04/11 13:44

Em toda e qualquer área, seja científica, acadêmcia, política, social ou religiosa, existem tais tipos de pessoas. Antes de eu nascer já existiam, quando eu for continuarão existindo. O sesgredo é tentar parar de achar que o mundo é belo e viver a própria vida, pois ninguém viver por você.


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.