Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Prefeitura de Rio das Ostras apresenta o Pérola Framework

Notícia publicada por brain em outubro 29, 2004 10:31 PM | TrackBack


Público e Livre (livre@pmro.rj.gov.br) enviou este link e acrescentou: "Ao contrário de muitos outros órgãos públicos que fazem um discurso de uso de software livre mas na hora da prática tem outra atitude e não disponibilizam seus trabalhos nem seus códigos-fontes, a Assessoria de Informática da Prefeitura de Rio das Ostras está liberando o “Peróla” Framework, conjunto de pacotes de classes e funções para o desenvolvimento rápido de aplicações em PHP que utiliza JavaScript e HTML encapsulados. O Pérola é mais um projeto de Software Livre da Assessoria de Informática da Prefeitura de Rio das Ostras que já disponibiliza o TATUI e o TATUI Educacional."

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Jorge () em 30/10 00:03

Mais uma vez a pequena Prefeitura de Rio das Ostras mostrando novidades, depois do ótimo TATUI agora esta ferramenta de desenvolvimento. Parabéns a equipe de Rio das Ostras pelo grande exemplo e contribuição em soluções com Software Livre.


» Guaracy Monteiro () em 30/10 01:03

Também deixo os meus parabéns para todos os envolvidos. Para o pessoal que não pretende baixar o 'framework', vale dar uma passada por lá e baixar o livro 'Administração Pública e Livre' (se já não o fez). Dei uma olhada por cima e pode ser um ótimo material para referência ou divulgação (estudo de caso).


» Jimi () em 31/10 01:23

No congresso Catarinese de Sofiware Livre, em Joinville, tivemos a oportunidade de assistir a uma paletra, apresentada por um dos responsaveis por este sucesso, na prefeitura de Rio das Ostras.
E, além do correto uso da técnologia, o pessoal de TI, ainda usou muita estratégia para convencer a administraćão pública. Para insentivar o uso de software livre, pelos usuários: Aqueles que optarem por trabalhar com Lnux e outros softwares livres, ganham um monitor LCD na sua mesa. Os outros ficam com o velho "tubo de imagem" mesmo. As economiaa com as licenćas de software proprietarios (SO e Suite de escritório )
permitiu esta melhoria nos monitores e ainda economizando. O útimo passo é migrar também o munícipe, e acretito que vão conseguir.


» vmedina () em 31/10 15:28

Jimi, o munícipe já é atendido através da inclusão digital. Nós temos várias ações de inclusão, recadastramento de CPF(declaração de isento) Simplificado pela internet, Cursos de informática(com certificado) itinerantes em todo o munícipio(, Totens multimídia espalhados em setores chaves da prefeitura para uso dos munícipes, distribuição de mídias com o TATUI e etc. Para mais informações vá em:

http://livre.pmro.rj.gov.br

Nos orgulhamos de poder proporcionar isto tudo graças ao Software Livre. A única despesa que temos é como hardware pois todos os softwares usados são Livres.

[]s!

ps: ia me esquecendo até agora 108 downloads do Pérola. :) Obrigado a todos que baixaram. Esperamos feedbacks(bons ou maus).


» bebeto_maya () em 01/11 04:59

__Rio das Ostras é um exemplo que deveria ser seguido por administrações de todo o país.Especialmente do Nordeste, uma região tão sofrida que gasta fortunas em software proprietário. fazendo a alegria das multinacionais estrangeiras!


» André () em 01/11 09:27

A família da minha mulher é de Rio das Ostras, quando leio estas notícias ficou com vantade de mudar para lá de mala e cuia.


» Curioso () em 01/11 09:34

Gostaria de saber de onde eles tiveram essa idéia ou se foi "baseado" em algum outro projeto. Obrigado.


» VMedina () em 02/11 12:05

Respondendo:

http://br-linux.org/x/mt/mt-comments.cgi?entry_id=3696#036332
Obrigado Bebeto. Mas o retorno financeiro não é o único motivo. O mais importante para nós é usar produtos que não nos aprisionem a empresas. Se, hipoteticamente, você tem uma empresa que fornece a você um software para algo crítico como, por exemplo, contabilidade e ela falir o produto nunca poderá ser atualizado ou no caso de produtos que necessitam peródicamente de Seriais podemos ficar sem. Claro que o aspecto financeiro também é importante, mas para nós a flexibilidade conseguida com o software livre também é muito importante.

http://br-linux.org/x/mt/mt-comments.cgi?entry_id=3696#036334
André, Rio das Ostras está sempre de braços abertos. É uma cidade muito acolhedora. Falo com experiência pois não sou nativo desta maravilhosa cidade. :)

http://br-linux.org/x/mt/mt-comments.cgi?entry_id=3696#036335
Curioso, é uma pena que não tenha declarado seu nome e e-mail verdadeiros, senão poderia ter pedido a alguém da equipe de desenvolvimento para entrar em contato com você. Quem também for curioso pode postar questões no fórum do site http://livre.pmro.rj.gov.br ou enviar um e-mail para livre[ARROBA]pmro.rj.gov.br . Espero que você mande um e-mail e mate a sua curiosidade.

Obrigado a todos pelos comentários.
[]s


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.